Quanto ao estudo dos diferentes tipos de microrganismos a microbiologia divide-se em Bacteriologia que estuda as bactérias, a Micologia que estuda os fungos, a Ficologia que estuda as algas e a Virologia que se dedica aos estudos dos elementos acelulares, os vírus e os príons.
A microbiologia possui diversas áreas de estudo. Algumas delas são: ... Microbiologia médica: pesquisa os organismos vivos minúsculos e sua relação com a imunologia no controle e prevenção de doenças. Microbiologia de alimentos: estuda os microrganismos que habitam e contaminam os alimentos.
Podemos afirmar que a importância da microbiologia para o técnico de enfermagem reside no fato de que seus conhecimentos podem ser aplicados de forma a capacitar tais profissionais em relação ao entendimento de situações diárias dentro dessa profissão.
Uma das 30 habilitações da biomedicina, a microbiologia se dedica ao estudo dos microrganismos. ... Mas a importância da microbiologia não se restringe a esta área. Ela também está por trás, por exemplo, do conhecimento dos processos de conservação e fermentação de alimentos, fundamentais para a indústria alimentícia.
A importância da Microbiologia para a Fisioterapia Este campo de aplicação esta relacionado com o controle e prevenção das doenças, associada, por tanto às praticas assépticas, antibioticoterapia, quimioterapia e imunização, bem como com a epidemiologia e os métodos de diagnósticos das doenças infecciosas.
Este nível de prevenção está ligado a todas as ações que visam diminuir a incidência de uma doença na população, ou seja, desenvolvimento de ações que impeçam a ocorrência de determinada patologia na população. Inclui-se aqui a promoção à saúde e à proteção específica.
Microrganismos que alteram os alimentos – os microrganismos nos alimentos são causadores de alterações químicas prejudiciais, resultando na “deterioração microbiana”. A deterioração resulta em alterações de cor, odor, sabor, textura e aspecto do alimento. 2.
E para produzir este alimento tão fundamental para a culinária e para o nosso dia-a-dia contamos com a “mão de obra” das bactérias do gênero Lactobacillus, responsáveis pela fermentação láctica. Iogurtes, leite fermentado e outras bebidas lácteas também são produzidos a partir da fermentação destes microorganismos.
Resposta. No processo de fermentação é formado o iorgute, a cerveja o pão e o vinagre!
Os alimentos naturais são aqueles produzidos no próprio viveiro, que são consumidos pelos peixes. Alguns exemplos desses alimentos são o fitoplâncton (algas), zooplâncton (microrganismos animais) e matéria orgânica morta.
As rações levam, na sua composição, ingredientes de origem animal – como farinha de carne e ossos, farinha de peixe, farinha de penas e vísceras, entre outros, e de origem vegetal – como farelo de soja, milho, farelo de arroz, farelo de trigo, entre outros.