Ao contrário dos insetos e crustáceos, que possuem olhos compostos, os aracnídeos possuem apenas olhos simples. Os aracnídeos são artrópodes terrestres, embora exista um grupo de ácaros adaptados ao ambiente de água doce e marinho: o grupo dos Hydracarina, com 2800 espécies.
Respiração. Os aracnídeos respiram por meio de filotraqueias (pulmões foliáceos) que são estruturas laminares, cuja parte externa está em contato direto com o ar. ... Aranhas respiram tanto por filotraqueias como por traqueias como os insetos.
O corpo de uma aranha divide-se em duas partes: o cefalotórax e o abdômen. ... As aranhas têm quatro pares de patas. As patas podem ter garras nas pontas. Algumas espécies usam o primeiro par de patas para tatear o ambiente e localizar presas.
A boca da aranha se situa entre os palpos.
E tudo começou quando eles perceberam que tinham um pouco mais de pernas ou braços do que a maioria dos bichos. ... O polvo, por exemplo, só foi perceber que tinha oito seja-lá-o-que-for-isso num dia que se sentia muito só.
Você sabe como esse bichinho constrói sua teia? Na parte de trás do abdome da aranha existem glândulas chamadas sericígenas, que secretam um tipo de proteína. Dentro da glândula a teia está líquida, mas quando entra em contato com o ar torna-se sólida, como um fino fio de seda com o qual será construído a teia.
Toda via, é uma formulação de hipótese que as aranhas tecem suas teias para o sul, tendo em vista que o sol nasce no leste e se poe no oeste. Fato curioso, pois as teias dependendo da posição de observação ficam quase invisíveis.
Os pesquisadores escolheram a aranha-marrom para o estudo porque sua teia é plana e não cilíndrica. Cada nanofio é pelo menos 50 vezes mais longo do que é largo. Isso, combinado com a técnica das aranhas, resulta em um material super-resistente cinco vezes mais forte que o aço.
As 10 aranhas mais bizarras do mundo
A teia de captura serve para prender pequenos insetos que depois serão devorados. Parte dela é coberta por uma substância viscosa, que gruda nas vítimas. A teia de cópula serve como ninho para a reprodução das aranhas, na forma de um copinho. E a teia de refúgio é uma casa para a aranha.
A aranha carrega uma série de significados, dentre os quais simboliza a sabedoria, a beleza, a diligência, a sorte, o cosmos, a divindade, a infinidade, entre outros.