É muito comum, também, classificar os nervos de acordo com a região do sistema nervoso à qual estão ligados: os nervos cranianos são aqueles ligados ao encéfalo, enquanto os raquidianos ou espinais são ligados à medula espinhal. No corpo humano existem 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos.
Os nervos são estruturas formadas por feixes de fibras nervosas, que fazem parte do sistema nervoso periférico e atuam garantindo a comunicação entre diferentes partes do corpo e o sistema nervoso central. Dependendo dos tipos de fibras que apresentam, os nervos podem ser classificados em sensitivos, motores e mistos.
Lista dos 12 pares de nervos cranianos
Nervos de função mista (motora e sensitiva): IV- Nervo troclear, V - Nervo trigêmeo, VII- Nervo facial, IX- Nervo glossofaríngeo, X- Nervo vago. Nervos motores : III- Nervo oculomotor, XI- Nervo acessório e XII - Nervo hipoglosso.
Os nervos aferentes conduzem sinais de neurônios sensoriais ao sistema nervoso central, por exemplo, dos mecanorreceptores na pele. ... Os nervos mistos contêm axônios aferentes e eferentes e, portanto, conduzem as informações sensoriais recebidas e os comandos musculares de saída no mesmo pacote.
Os nervos do corpo humano são estruturas formadas por fibras nervosas e tecido conjuntivo. Eles são responsáveis pelas transmissões dos impulsos nervosos (impulsos elétricos), conhecidos como “potencial de ação”. Os nervos estão distribuídos em todo o corpo humano, e se iniciam no encéfalo e na medula espinhal.
Os nervos são um dos componentes do nosso sistema nervoso periférico. Eles podem ser definidos como feixes de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo, sendo cada fibra formada pelo axônio e pelas bainhas que o envolvem.