Eles precisam beber, aproximadamente, 60 ml/kg/dia. Outra maneira de calcular a quantidade aproximada é de acordo com as calorias que um gato ingere durante o dia. Por exemplo: um gato que ingere 260 Kcal/dia deve beber 260 ml de água.
O soro caseiro, então, pode ser utilizado para tratar cães e gatos que passam por esse problema. Seu modo de preparo é um pouco diferente do soro caseiro para humanos, pois ele deve ser feito para agradar o paladar do bicho e incentivar que ele faça uso do soro por conta própria.
Caso não seja possível adquirir um soro próprio, você poderá fazer um soro caseiro para gatos com diarreia:
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
Para casos de desidratação leve, você pode oferecer o soro caseiro para o seu cão direto na tigela. Se ele se negar a beber, use uma colher ou seringa plástica sem agulha para administrar a solução. Em relação à quantidade ideal por vez, siga essa sugestão: 3 colheres de sopa (filhotes);
Quando o cão apresentar 1 ou 2 episódios de vômitos, e estiver relutante para beber água, é um bom momento para oferecer o soro caseiro. Quando houver vômito e diarreia juntos o ideal é que você leve seu pet ao médico veterinário, pois apenas o soro caseiro não será capaz de suprimir as necessidades do seu animal.
O soro é um líquido que auxilia na hidratação do corpo quando o mesmo apresenta sinais de desidratação, por isso o soro caseiro para cachorro auxilia na produção de anticorpos e assim, melhora na baixa imunidade do animal.