O coração, o fígado e os rins que nos perdoem, mas não há órgão mais fascinante que o intestino. A começar pelo seu tamanho descomunal: se abríssemos e esticássemos seus dois trechos – o delgado e o grosso -, ele ocuparia uma área de 250 metros quadrados, o equivalente a uma quadra de tênis.
O intestino delgado, que pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo, finaliza a digestão e absorve nutrientes. O intestino delgado é um longo tubo que possui comprimento entre quatro e sete metros e um diâmetro de aproximadamente quatro centímetros.
Última parte do sistema digestivo, o cólon tem várias funções importantes no aparelho digestivo, entre elas a de absorver nutrientes que não são digeridos pelo intestino delgado e fazer a regulação de água no organismo.
O cólon faz parte do intestino grosso (um órgão do sistema digestório) e se estende entre o ceco (cego) e o reto. Tem cerca de 1,5 metros de comprimento e é composto por quatro partes: cólon ascendente.
O cólon, por sua vez, divide-se em: cólon ascendente, que inclui o ceco e se localiza na parte direita do abdome; cólon transverso, que atravessa a parte superior do abdome da direita para esquerda; cólon descendente, que fica na parte esquerda do abdome; e cólon sigmoide, que tem forma de S e se conecta ao reto, na ...