A dose inicial é de um comprimido duas vezes ao dia (no café da manhã e no jantar). Se necessário a dose será aumentada, semanalmente, de um comprimido até chegar ao máximo de cinco comprimidos diários, equivalentes a 2500 mg de metformina (dois no café da manhã, um no almoço e dois no jantar).
A metformina é uma medicação muito utilizada por pacientes com diabetes e pré-diabetes. Sintomas gastrointestinais como náuseas, diarreia e desconforto abdominal são os efeitos adversos mais comuns com o uso desta medicação. Isto ocorre primariamente por uma alteração na microbiota intestinal.
O orlistat deve ser usado como terapia complementar para a perda de peso de pacientes com índice de massa corporal maior que 30 kg/m². O medicamento aumenta a eficácia da dieta, ajudando o paciente a perder, em média, entre 5 a 10 kg no período de 12 meses.
Diferente de outros medicamentos com a finalidade de emagrecer, o orlistate não supre a fome, ele apenas não absorve a gordura dos alimentos durante a digestão. Deve ser feito juntamente com uma dieta hipocalórica. Esse tratamento é indicado para pessoas que não conseguem perder pesa com exercícios físicos e dieta.
Olá, orlistat não é solução para emagrecimento e a diminuição da absorção da gordura pode acarretar carência de vitaminas, o que não é aconselhável, além de alterar sua microbiota intestinal.
O ideal junto com o tratamento medicamentoso para emagrecimento é a reeducação, pois ele é para te ajudar neste processo, porém, você não viver tomando Orlistat para sempre.
A dose diária recomendada de orlistate é de uma cápsula dura de 120 mg, tomada, por via oral, durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Tome a cápsula dura com um pouco de água. Caso você não faça uma refeição ou sua refeição não contenha gordura, você não precisará tomar orlistate.
No entanto, há formas para potencializar os resultados do Orlistat. Para tanto, é importante adotar uma dieta hipocalórica e a prática de atividades físicas. Dessa forma, é possível perder até 2 kg por semana. O produto começa a fazer efeito em até 48 horas após o início do tratamento.
O orlistate, conhecido como Xenical, é um medicamento criado na década de 1990 para emagrecer. Ele bloqueia a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável por sua digestão. Com isso, a gordura acaba sendo eliminada pelas fezes.
O principal aspecto positivo do Orlistate é sua eficácia em impedir a absorção de gordura pelo corpo. No entanto, é preciso destacar que o Orlistate é um medicamento que promove o emagrecimento a longo prazo. Normalmente os resultados na perda de peso aparecem algumas semanas após começar a usar a medicação.
O endocrinologista Geraldo Santana diz que “o orlistate age no tubo digestivo, inibindo as lipases gastrointestinais, que são enzimas que absorvem as gorduras”. Ou seja, ele impede que o organismo armazene parte da gordura ingerida, eliminando-a pelas fezes.
Riscos do consumo
No Brasil, apenas dois desses medicamentos são aprovados pelo Ministério da Saúde - o orlistat e a sibutramina, utilizados para combater a obesidade. A sibutramina inibe a recaptura da serotonina e aumenta a sensação de saciedade, mas pode ainda aumentar a pressão e os batimentos do coração.
A dose diária recomendada de orlistate é de uma cápsula dura de 120 mg, administrada por via oral, durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Tome a cápsula dura com um pouco de água.