Em geral, sim, mulheres grávidas podem comer sushi desde que o peixe tenha sido congelado antes do preparo do prato. Lembrando que todas as gestações são diferentes e, por isso, o que é recomendado para uma mãe pode não ser o ideal para outra.
Grávida pode comer peixe cru? O peixe cru na gravidez deve ser evitado, assim como os frutos do mar, porque estes alimentos podem ter bactérias e vírus e, por isso, provocar mais facilmente uma intoxicação alimentar.
Peixe cru Apesar de não ter o parasita da toxoplasmose, o peixe pode conter larvas de anisakis. Estes parasitas não afetam diretamente o bebê, mas podem levar a gestante a adoecer gravemente e como consequência prejudicar a gravidez.
Qualquer pessoa corre riscos de ter contato com alimentos preparados sem higiene, mas uma infecção alimentar em uma grávida gera mais preocupação por dois motivos: o sistema imunológico da gestante está fragilizado e tudo o que ela come reflete no feto. "Não há problema em comer alimentos crus na gravidez.
O consumo em excesso de peixes como cação, cavala, atum fresco, robalo, pirá, dourado-do-mar, garoupa e olho de boi não é recomendado. De acordo com o obstetra Mauro Grynszpan, da Maternidade Pro Matre Paulista (SP), eles se alimentam de outros peixes, o que pode aumentar a concentração do mercúrio.
Peixes Recomendados (150g 2x por semana): Salmão de viveiro. Sardinha. Pescada. Cavalinha.