Semana 28: Sete meses. No terceiro trimestre, os incômodos causados pelo peso extra crescem. O conselho é pensar que tudo o que você está sentindo é parte dos preparativos para o encontro com o seu bebê. Seu útero está 6 ou 7 cm.
Dormir de costas (posição supina) a partir de 28 semana de gravidez aumentou o risco de morte do bebê em 2,6 vezes. A posição supina no fim da gravidez está associada à redução do fluxo sanguíneo para o útero, por isso o melhor é ficar de lado.
Tabela de Referência Tamanho e Peso do Feto
Os bebês se mexem dentro da barriga por reflexo ou em busca de uma nova posição, já que mesmo dentro do útero podem ficar desconfortáveis em alguns momentos. Esses movimentos indicam que o bebê está saudável e recebendo uma boa oxigenação do cordão umbilical, mas tendem a diminuir nas últimas semanas naturalmente.
O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.
O bebê no 7º mês de gravidez Ao final do sétimo mês ele deve pesar um quilo e meio e medir por volta de 40 cm. O que explica porque a mamãe sente que ele mexe menos. Sim, lhe falta espaço! Mas nem por isso ele está intelectualmente menos ativo.
A quantidade de movimentos que o bebê realiza varia de bebê para bebê e também com a idade gestacional. Por volta de 25 semanas o bebê costuma movimentar mais do que com umas 36 semanas, quando o parto está próximo e o bebê, devido ao seu tamanho, fica “apertado” dentro do útero.
A maioria das mulheres sente os primeiros movimentos entre as semanas 16 e 20 da gestação, e este é um momento muito especial. Talvez você sinta o bebê mexer um pouco mais cedo ou mais tarde.
Meu bebê se mexe pouco, devo me preocupar? A partir da 28ª semana, você já consegue ter um padrão de atividades do seu bebê. Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos.
A partir da segunda gestação, você já conhece as sensações e percebe os movimentos do pequeno mais cedo, por volta da 16ª semana de gravidez. Dica: Vínculo entre mãe e bebê: da gestação para toda a vida! A percepção dos movimentos também é influenciada pelo peso da mãe.
Como contar os movimentos fetais A contagem dos movimentos deve ser feita sempre num período do dia em que o bebê está mais ativo, normalmente após uma refeição. Deve-se contar os movimentos feitos durante 1 hora, sendo a média normal entre 4 a 6 movimentos por hora, mas podendo chegar até 15 ou 20 movimentos por hora.
Qual é a sensação? Os movimentos costumam ser parecidos com pontadas, tremores ou gases. Rose diz que muitas mães de primeira viagem confundem os movimentos fetais com gases.