E tem mais: “O chá de boldo-do-Brasil, por exemplo, também pode ser usado no combate à pressão alta, dor de cabeça, glaucoma, insuficiência cardíaca e asma brônquica”, comenta Maria Adélia.
É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso. Portanto, não é recomendado beber mais que 3 xícaras por dia.
Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono. Antioxidante: atua na proteção das células do corpo conta a ação dos radicais livres, principalmente quando atingem o fígado.
Ele é um eficaz anti-inflamatório natural, especialmente para estômago, fígado, intestino grosso e delgado, assim como o sistema digestivo como um todo. Além disso, ele colabora no tratamento de inflamações causadas pelo uso excessivo de álcool ou narcóticos e alimentos picantes.
O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.
"O boldo brasileiro é um dos que se conhece no planeta. É um dos melhores boldos que conhecemos, tendo em vista os dados científicos e a não-toxicologia. O boldo genuinamente brasileiro era usado pelos primeiros indígenas do Brasil, e o povo seguiu esse uso tradicional.
Tipos de boldo
Já o cultivo do boldo do Chile e do boldo baiano diferem por serem específicos de outra espécie. Boldo do Chile: o Pneumus boldus Molina é uma árvore que atinge de 10m a 15 m de altura. Suas folhas são simples, sem pelos, duras e miúdas. O boldo chileno cresce somente na região do Chile.
O boldo do chile é o mais conhecido, mas o boldo baiano é o mais seguro. Planta originária do Chile, é considerada uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Apresenta propriedades estomacais, diuréticas e hepáticas.
O boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular como remédio contra má digestão e doenças no fígado. É frequentemente indicada para pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em grande quantidade.
De fato essa planta, medicinal, tem seus benefícios comprovados pela ciência. Graças às suas substâncias químicas, ao ser ingerida, ela aumenta a produção de urina ao mesmo tempo em que combate o crescimento bacteriano nesse meio e estimula a produção de suco gástrico no estômago.
Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.
Mesmo com todos os benefícios, o chá de boldo (seja brasileiro ou chileno) não é indicado para gestantes, principalmente no 1º trimestre. Isso porque o consumo dessa planta durante a gravidez pode causar má formação ou impedir o bom desenvolvimento do bebê.
Quando a gestação está nas quatro primeiras semanas, é comum que o conteúdo uterino seja naturalmente eliminado por completo. Depois disso, caso necessário, fazemos a aspiração ou a curetagem para retirar o restante do material que pode ter ficado no útero;, explica o ginecologista Petrus Sanchez.
Apesar de poucas, estas bebidas naturais podem ajudar a mulher com problemas e doenças comuns, evitando assim o uso de remédios artificiais.
O período mais crítico da gravidez, quando o bebê está em formação. Alguns chás, inclusive, podem ser abortivos, caso dos de canela e de cravo-da-índia. Há aqueles que contêm grande quantidade de cafeína, como o preto e o mate. “A cafeína deve ser excluída durante toda a gestação.
Há uma série de coisas que uma grávida não pode fazer quando o assunto é alimentação. Consumir carne crua, por exemplo, é uma delas. Quando é servida nessas condições ou pouco cozida, aumenta o risco de infecções por bactérias, como a salmonela, além de causar intoxicação alimentar grave.
Tem mais depois da publicidade ;) Chá de canela: Em altas doses, pode provocar irritação da mucosa e presença anormal de sangue na urina. O chá de canela também está relacionado com abortos pré-implantação, portanto, não é recomendado na gravidez. O efeito abortivo da canela ainda é muito discutido.
No Brasil, muitos acreditam que se a mulher não comer o que tem vontade, o bebê pode nascer com uma marca semelhante ao alimento que a mãe acabou não comendo. Uma outra crença que existe por aqui é a de que canela é perigoso para grávidas e que o chá do produto é abortivo.
Modo de preparo Coloque duas xícaras de água e a canela em pau para ferver durante cinco minutos. Deixe amornar, retire a canela em pau e beba.
O gravidez dura 280 dias a contar do primeiro dia da última menstruação. Ou seja, 10 meses lunares (40 semanas). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestação é considerada dentro do prazo até a semana 42, mas, à medida que se superam as 41 semanas, o risco para o feto aumenta exponencialmente.
40 semanas
O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas. Por isso, há um especial cuidado em se evitar medicações, bebidas, alguns exames de imagem e afins.
O nono mês de gestação corresponde à 33ª e a 36ª semana lunar. Geralmente é no nono mês de gestação que o bebê - já com capacidade de ouvir, sentir, tocar e ver; se encaixa na bacia da mãe, posicionando-se para o momento do parto.
Bebês e semanas Bebê prematuro: nasce antes da 37ª semana da gestação. Bebê a termo: nasce entre a 37ª e 42ª semana da gestação. Bebê pós-termo ou pós-maduro: nasce depois da 42ª semana da gestação.
Sintomas do parto: como saber se está chegando a hora