Em síntese, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É dividida classicamente em fisiologia vegetal e fisiologia animal. O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não-humanas.
A fisiologia pode ser classificada conforme o seu objeto de estudo. A Fisiologia Animal estuda o funcionamento dos organismos animais. Nessa área encontra-se a Fisiologia Humana, voltada aos seres humanos. Enquanto isso, a Fisiologia Vegetal se concentra nos vegetais.
Os sistemas estudados, em geral, são: tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor. Veja um pouco mais sobre eles a seguir.
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
Enquanto a anatomia preocupa-se com as estruturas do corpo, a fisiologia faz o papel de explicar o funcionamento dessas estruturas. Essas áreas, porém, estão interligadas, pois conhecer uma estrutura e sua função é fundamental para compreender o funcionamento do corpo de um ser vivo.
Ao estudar Anatomia e Fisiologia Animal, compreendemos como o corpo de cada animal funciona e podemos desenvolver técnicas que ajudam na prevenção e controle de doenças. A Anatomia Animal é a parte da Biologia que estuda a forma e a estrutura do corpo dos organismos incluídos no Reino Animalia.
Anatomia Regional ou topográfica: é o estudo em regiões como tórax, abdômen e demais. Necessita de um conhecimento muito amplo da anatomia sistêmica. Anatomia clínica: a anatomia das imagens. Nela se consegue estudar o corpo com o auxílio de aparelhos como radiografias, tomografias, ressonância, entre outros.
Define-se Anatomia Sistemática como uma linha de pesquisa que procura estabelecer as relações de parentesco entre táxons por meio de estudos anatômicos, através da metodologia da Sistemática Filogenética.
Engloba a embriologia (estudo do desenvolvimento até o nascimento). A anatomia possui ainda três especializações: anatomia humana, anatomia vegetal e anatomia comparada.
Entende-se por Embriologia, a área da Biologia voltada para o estudo dos organismos durante o seu estágio embrionário, analisando seu desenvolvimento e caracterizando cada processo durante a formação do indivíduo.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.
As células que se organizam em grupos para desenvolver uma mesma função geral e possuem uma origem embrionária comum constituem os tecidos. A Histologia é o estudo dos tecidos, de sua estrutura do material biológico e das maneiras como os seus componentes se inter-relacionam, tanto estrutural quanto funcionalmente.
Histologia é o ramo da ciência que estuda os tecidos biológicos, seja de animais ou de plantas. Este ramo observa a formação, a estrutura e a função dos tecidos vivos. Os tecidos são formados a partir da junção de várias células. ... Como disciplina, a histologia faz parte das ciências biológicas e da saúde.
A importância de conhecer a histologia é que ela permite que você olhe para um mundo microscópico, no qual você pode estudar as características de cada órgão. Conhecer a estrutura e a função de cada órgão de uma maneira normal, permitirá que você entenda mais tarde a Patologia e outras disciplinas.
Os fragmentos de tecidos e órgãos são submetidos a vários procedimentos após os quais os podem ser cortados em um aparelho chamado micrótomo para obtenção das fatias que podem ser observadas em um microscópio de luz. Estas fatias são denominadas cortes histológicos.
Corte Histológico - Folhas O procedimento tem como objetivo realizar cortes de estruturas escolhidas o mais fino, transparente possível para permitir a observação de todos os tecidos que o formam.
O que é Histologia: Histologia é o ramo da ciência que estuda os tecidos biológicos, seja de animais ou plantas. Este ramo observa a formação, a estrutura e a função dos tecidos vivos. Os tecidos são formados a partir da junção de várias células.
A coloração visa contrastar as estruturas teciduais. A ação da maioria dos corantes se baseia na interação entre os radicais ácidos ou básicos dos elementos químicos dos mesmos com os dos tecidos.