Esses equipamentos servem tanto para andar com os próprios bombeiros, como para ficar instalados em prédios, facilitando em caso de incêndios ou acidentes. Entre os equipamentos para incêndio, está a mangueira de combate a incêndio tipo 1.
5.
A Norma Brasileira que aborda os aspectos construtivos e de desempenho das mangueiras de combate a incêndio é a norma ABNT NBR 11861. ... Nessa revisão uma das principais mudanças foi a obrigatoriedade, por parte dos fabricantes, em comercializar mangueiras de incêndio com união.
As mangueiras de incêndio tipo 1 (Modelo Prednyl) são destinadas a edifícios de ocupação residencial e incêndios prediais, sendo tecida em fibra de poliéster e revestida, internamente, com borracha sintética, através de vulcanização direta no tecido e com acoplamento de engate rápido storz.
A Norma ABNT NBR 12779 Mangueiras de incêndio – Inspeção, Manutenção e Cuidados. De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a ensaio hidrostático / manutenção a cada 12 meses.
A mangueira tipo 1 é indicada para pisos lisos. A mangueira tipo 2 é indicada para pisos de áreas comerciais e industriais. As mangueiras tipos 3 e 4 são são indicadas para pisos nos quais é desejável uma maior resistência à abrasão.
Em ziguezague deitada: deve ser apoiada sobre um de seus vincos e pode ser conectada a outras mangueiras para a formação de linhas de mangueira prontas para o emprego; Em ziguezague em pé: deve ser posicionada sobre ela própria; Em espiral: A partir de uma de suas extremidades, a mangueira é enrolada sobre ela própria, ...
Existem diversos modelos de esguichos, entre eles podemos citar os seguintes:
Tipos de Mangueiras de Incêndio