A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo), sendo 7 livros a mais no Antigo Testamento do que das demais religiões cristãs e pelo judaísmo.
1.
Especificamente, os católicos aceitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (Sabedoria de Jesus, Filho de Siráque ou Sirácide ou Bén Sirá), I e II Macabeus e Baruque (ou Baruc). Alguns destes livros são os inclusos na Septuaginta por razões históricas ou religiosas.
A Bíblia católica tem sete livros a mais (Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite, Baruc e I e II Macabeus) em relação à protestante. Essa diferença foi o tema do nosso quadro Santo Livro, no Sementes do Reino deste domingo (18), com o Frei Rogerio Goldoni.
Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.
5 edições católicas da Bíblia que merecem destaque
Não existe a “melhor versão” da bíblia, pois existem apenas versões diferentes, e a escolha depende do gosto individual de cada pessoa. O ideal no estudo bíblico é comparar as várias versões de um mesmo texto para sua melhor compreensão.
A Nova Tradução na Linguagem de Hoje, abreviadamente chamada NTLH, é uma tradução da Bíblia em linguagem moderna e inteligível em Língua Portuguesa. Foi lançada no ano 2000 pela Sociedade Bíblica do Brasil.
A Bíblia King James foi inspiração para a tradução em Português, primeiro pela Bíblia King James Fiel, e hoje pela King James Atualizada. ... É mais ou menos como ocorre com a NIV e a NVI: traduções direto dos textos originais que seguem os mesmos princípios e valores, uma em inglês, outra em português.