O corpo humano tem 7% de seu peso de sangue, não há uma quantidade fixa de sangue em todos os corpos. Por exemplo, uma pessoa com 100 kilos, tem 7% desses 100 Kg de sangue, ou seja 7 Litros de sangue.
Em um humano adulto, ela é de aproximadamente 75 ml/kg, logo um homem de 60 kg possui cerca de 4,5 litros de sangue. Quando essa quantidade decresce (geralmente por causa de uma hemorragia, desidratação ou problemas renais), se dá o nome de hipovolemia, e caso fique abaixo de 80–70% do original causa choque volêmico.
Se for para fazer uma média, os médicos estabelecem que temos cerca de 5 litros de sangue no corpo. A conta de forma mais específica pode ser feita seguindo a premissa de que há cerca de 75 ml de sangue por quilo do indivíduo.
Quanto sangue dá para perder sem morrer? De 40% a dois terços do total, dependendo do peso, idade, preparo físico, estado de saúde e local do ferimento. Mas a coisa fica feia antes disso. Se 30% do sangue se for, perde-se a consciência.
Quando a perda de sangue é rápida, a pressão arterial cai e as pessoas podem ficar tontas. Quando a perda de sangue ocorre gradualmente, as pessoas podem se sentir cansadas, com falta de ar e ficam pálidas. Podem ser necessários exames de fezes, de urina e por imagem para determinar a origem da hemorragia.
Hemorragia nada mais é do que a perda excessiva de sangue pelo rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria. A hemorragia abundante e não controlada, pode levar à morte entre 3 e 5 minutos.
Caso não encontre nada limpo que possa ser usado, usar seu dedo ou as mãos, para conter o sangramento apertando forte de encontro ao osso; Não colocar pó de café, açúcar, ou qualquer outra substância; Não fazer o torniquete.
Sintomas da hemorragia menstrual
Tentar estancar a hemorragia, utilizando um dos métodos abaixo:
Como parar a hemorragia menstrual: Remédios, cirurgia e alimentação. O tratamento para hemorragia menstrual deve ser indicado pelo ginecologista, podendo ser recomendado, de acordo com a causa, o uso de anticoncepcionais orais, DIU e a suplementação de ferro e ácido fólico.
A hemorragia externa pode ser dividida em: arterial venosa e capilar. Mas como podemos diferenciá-los? Normalmente, o sangue de origem arterial, possui grande pressão e é de tom vermelho vivo, por ser rico em oxigênio, portanto, é a forma mais grave de perda, necessitando de atendimento rápido.
Na hemorragia arterial, o sangue literalmente jorra do corpo, acompanhando as batidas do coração em grande parte dos casos. Nesse tipo, observa-se sangue vermelho vivo e a perda é muito intensa e rápida, o que representa um grande risco para a sobrevivência do acometido.
Hemorragias internas são sangramentos que ocorrem dentro do corpo e que podem não ser percebidas, sendo por isso mais difíceis de diagnosticar. Estas hemorragias podem ser provocadas por lesões ou fraturas, mas também podem ocorrer devido a doenças como hemofilia, gastrite ou doença de Crohn, por exemplo.
O vômito com sangue, cientificamente chamado de hematêmese, é a saída de sangue não digerido pela boca e pode acontecer devido a qualquer alteração envolvendo os órgãos constituintes do trato gastrointestinal, como estômago, esôfago e garganta, por exemplo.
O vômito preto normalmente é indicativo de hemorragia digestiva, sendo constituído principalmente por sangue não digerido e é denominado hematêmese. Normalmente o sangue preto surge associado a outros sintomas, como tontura, suor frio e fezes com sangue.
Nos casos leves, você pode notar pequenas quantidades de sangue, vermelho brilhante no seu vômito. Ou você pode ver um material marrom escuro ou preto que se parece com borra de café. Trata-se de sangue que foi digerido pelo estômago.
O vômito no em borra de café refere-se a uma aparência particular de vômito. Dentro das moléculas heme orgânicas dos glóbulos vermelhos está o elemento ferro, que oxida após a exposição ao ácido gástrico. Essa reação faz com que o vômito pareça café moído.
O vômito fecal é um sintoma de obstrução do trato digestivo, mais especificamente do intestino. Acontece quando este último é o tumor de origem, ou em qualquer outro câncer que provoque compressão das alças e impeça a passagem normal das fezes.
Até pode ser real – mas não completamente. Na verdade, dependendo do tamanho e da regularidade, as fezes podem variar de 450g a 1,8kg. É provável que esteja no limite superior, se você não faz cocô há alguns dias.