Visite o #MAAP Museu de Arte Popular de Campina Grande (PB), obra Oscar Niemeyer as margens do Açude Velho. Lugar muito legal para uma corridinha/caminhada. Volta com 2,2 km. É o principal ponto turístico de Campina Grande e onde estão os principais monumentos.
O local é muito frequentado para caminhadas. O perímetro do açude mede 2.
Açude vem do Árabe AS-SUDD “obstáculo, obstrução, represa”.
Mas é por "Rainha da Borborema" que Campina Grande atende oficialmente. Isso porque ela está situada no Planalto da Borborema. Fala-se que a origem do povoado data de 1º de dezembro de 1697, quando índios Ariús, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor dos Sertões, ocuparam o "sítio da Campina Grande".
No dia 6 de abril, Campina Grande passou a ser chamada oficialmente de Vila Nova da Rainha, em homenagem à Rainha Dona Maria I. Apesar da mudança de nome, os habitantes locais continuaram a chamar o lugar de Campina Grande, e somente em textos oficiais e formais o nome Vila Nova da Rainha era utilizado.
O medo dos moradores de Campina Grande é comprovado pelas estatísticas e, segundo a polícia, os bairros Bodocongó e José Pinheiro são considerados os mais perigosos da cidade.
Campina Grande é a terceira melhor cidade do Nordeste para se viver. ... A Rainha da Borborema também é destaque entre os 100 maiores municípios brasileiros analisados pelo estudo. Atualmente, Campina ocupa o 52º lugar no ranking geral do IDGM, com a nota 0,636.
Oficialmente, Campina Grande possui 49 bairros. Ao longo dos anos, novos bairros foram formados, como o Jardim Borborema e o bairro da Glória. Alguns bairros ainda não foram reconhecidos, casos do Jardim Menezes (Alto Branco) e dos loteamentos João Paulo II (Ramadinha) e Colinas do Sol (Malvinas).
Malvinas
REGIC 2018 Devido a ascensão de Patos na região, Campina Grande caiu na classificação hierárquica, passando de capital regional B para capital regional C.
Paraíba
São cinco níveis hierárquicos, com onze subdivisões: Metrópoles (1A, 1B e 1C), Capitais Regionais (2A, 2B e 2C), Centros Sub-Regionais (3A e 3B), Centros de Zona (4A e 4B) e Centros Locais (5).
A hierarquia urbana é a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes.