O quilograma por metro cúbico é a unidade padrão no Sistema Internacional de Unidades para massa específica. Corresponde à massa de 1 kg que ocupa o espaço de 1 m³.
Assim, o volume de um bushel tradicional é 2.
O prêmio é uma variável de formação de preços da soja no Brasil, sendo composto pelas condições de oferta e demanda pelo produto brasileiro, e não pelo produto americano. O prêmio de exportação, somado à cotação do produto em Chicago, resulta no preço free on board (FOB) para um determinado mês de embarque.
O prêmio no porto é utilizado como uma base pois é necessariamente onde o produto precisa chegar para ser exportado. Logo, para o produtor saber seu basis ele precisa descontar o frete de sua região até determinado porto, além de outros custos portuários e de fobização.
R$ 174,50
Parâmetros envolvidos no cálculo do preço da soja Prêmio de exportação: O prêmio faz uma relação ou ajuste, entre a cotação na Bolsa de Chicago com o mercado físico local. O prêmio pode ser positivo ou negativo, sendo influenciado pela oferta e demanda da soja, cotação do dólar, entre outros.
Os principais fatores que influenciam a paridade de exportação brasileira e o preço doméstico da soja são: cotação da soja na Bolsa de Chicago (CBOT), prêmio de exportação, despesas portuárias, frete, câmbio, impostos e outras taxas e comissões.
A soja é uma commodity agrícola. Para ser caracterizada como tal, a oleaginosa precisa atender algumas características: padronização, não ser facilmente perecível, ser amplamente negociada ao redor do mundo e contar com muitos produtores e compradores.
US$ 344,25
Cotações | Soja