A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a visitar a onça. Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco do mato. Veio também o jabuti. Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão.
08 - O que o jabuti resolveu fazer? Ele resolveu que em vez de visitar a onça era melhor rezar por ela.
A grande tola, ao saber disto, ficou furiosa e durante muito tempo esperou o jabuti sair. Mas o jabuti, que era muito paciente, foi ficando, foi ficando, até a onça desistir e ir embora. Moral: A inteligência vence a força.
O leopardo bufando de raiva com tal atrevimento, agarrou o jabuti… e com toda a força jogou-o para fora do buraco! O jabuti, feliz da vida, foi andando para sua casa tranquilamente! Resumo: Este texto narra a astúcia de um jabuti para escapar dum buraco profundo onde tinha caído.
As corujas não só podem enxergar no escuro como no claro. ... Elas conseguem ver tão bem assim no escuro por causa das adaptações dos seus olhos: o formato de suas lentes, a grande proporção de células sensíveis à luz (hastes e cones) em suas retinas e grandes córneas.
Assim, as espécies subterrâneas enxergam mal enquanto algumas espécies que vivem em árvores têm uma visão mais desenvolvida e até percebem as cores muito bem. Apesar disto, as cobras utilizam muito bem os outros sentidos para perceber o ambiente. As serpentes, por exemplo, têm um olfato excelente.