18 gramas
Tabela de valor Nutricional
Dica – vc pode pesar sua forminha, e ir pesando a cada passo, sempre desconsiderando o peso da forma, assim você terá uma idéia do peso da sua casca – o ideal é entre 180g e 220g.
Embora contribuindo com menos de 1% do peso da casca do ovo, os componentes protéicos tem um papel muito importante na calcificação da casca, participando dos processos essenciais de sustentação e modelagem da estrutura calcária.
A gema representa um terço do volume do ovo sem casca. É composta por 50% água e 34%, lipídeos, 16% de proteína, alguma glucose e sais minerais. ... Contém também lecitina que é um lipídeo emulsificante (estabiliza misturas de água e óleo), muito importante em molhos.
Composição química do ovo Em média, um ovo de galinha é composto por água (75%), proteínas (13%) e gorduras (11%), e pequenas quantidades de hidratos de carbono, minerais e vitaminas (Tabela 1).
A gema é a parte mais densa do ovo, contendo de 20% a 30% do peso do alimento. Rica em vitamina A, vitamina D, em cálcio, ômega-3, vitamina B e outros nutrientes, essa bolinha amarelada é cheia de benefícios para a saúde. Apesar de ser a parte mais gordurosa e calórica do ovo, as suas vantagens são inúmeras.
Energia Kcal 72 143 Proteina g 6,3 12,56 Carboidrato g 0,4 0,72 Gordura total g 4,8 9,51 monoinssaturada g 1,8 3,6 polinssaturada g 1 1,9 Gordura saturada g 1,6 3,1 Gordura trans g 0 0 Colesterol mg 186 372 Colina mg 126 293 Riboflavina (B2) mg 0,2 0,45 Cianocobalina(B12) µg 0,5 0,89 Ácido fólico (B5) µg 24 0 Vit.
Bem, vamos retornar às proteínas. Elas estão principalmente na clara do ovo e são ótimos substratos para a musculatura. O principal nome desse grupo é a albumina.
A gema tem os nutrientes (vitaminas e minerais chave para quem pratica desporto). A clara tem as proteínas. Logo, uma parte não dispensa a outra. Um ovo inteiro contém 7,2 gramas de proteína de alto valor biológico que “é utilizada quase a 100% pelo organismo”.
O mais procurado sem dúvida é o Whey Protein, uma proteína de rápida absorção muito consumida após o treinamento.
Contudo, se os ovos não forem preparados de maneira correta ele pode causar malefícios a saúde. Por exemplo, o ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonela. Essa bactéria pode provocar uma infecção no intestino que podem causar febre, vômitos e diarreias fortes.
Por isso, não há uma restrição de ovos relacionada a qualquer horário. O ideal é que seja consumido um ao dia, seja no almoço, jantar ou café da manhã. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis, apresentar refluxo ou distúrbios gastrointestinais e têm problemas para dormir ao consumir ovos à noite.
Benefícios do ovo cozido à noite O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.
Pois é, a ideia é que fazer do ovo seu melhor aliado na missão de perder peso. A dieta diz que é só comer um ovo cozido ou pochê meia hora antes das refeições principais (café, almoço e jantar), ou substituir a carne (branca ou vermelha) por ovo.
Os ovos cozidos trazem saciedade e os seus nutrientes não elevam os níveis de açúcar no sangue. E possui apenas 76 calorias. Resumindo, ele não engorda! Pelo contrário, ele é um ótimo aliado para quem deseja manter uma dieta saudável, auxiliando no emagrecimento e no crescimento dos músculos.