Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos
« Índice
O Eletroduto Flexível Corrugado é considerado o tipo mais popular e usado na maior parte das instalações. É a solução ideal para instalações elétricas que possuem trajetos sinuosos, exigindo alta flexibilidade do eletroduto, sem perder a qualidade e resistência.
Qual o melhor eletroduto corrugado para enterrar? Com esse cenário planejado, o melhor eletroduto corrugado para enterrar é o corrugado PEAD Preto. Feitos de PVC, ambos possuem as vedações necessárias para garantir a proteção dos fios elétricos.
Quanto a sua principal pergunta, sim, pode ser usado o eletro duto flexível reforçado laranja ou o amarelo sanfonado tipo “traqueia” de boa qualidade, sempre no mínimo de 3/4″. A norma que regulariza a utilização de eletro dutos é a NBR 5597 da ABNT.
Eletroduto rígido Esse modelo de eletroduto é mais utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, uma vez que são bastante resistentes à colisões externas. Também são usados em linhas subterrâneas, podendo estar em contato direto com a terra ou envolto em concreto.
Para proteger os condutores elétricos é necessário utilizar o conduíte, também conhecido como eletroduto. Os tipos de conduítes disponíveis no mercado para instalações de baixa tensão, atualmente, são: os rígidos, os flexíveis corrugados e os flexíveis planos.
Os eletrodutos, também conhecidos como conduítes, são aqueles tubos que ficam dentro das paredes, lajes e pisos, e tem como principal função proteger a fiação elétrica contra fatores externos que podem danificar e expor a segurança de uma residência, empresa, industria ou condomínio.
Crie estratégias para fazer a instalação elétrica aparente Pense em um layout detalhado, que preveja alguns pontos de interruptores, tomadas e terminações. Além disso, pense no posicionamento deles, tudo para facilitar o uso dos aparelhos eletrônicos e pontos de iluminação no ambiente.
Tenha sempre dois passa fios para que no caso de o primeiro deles não conseguir atravessar o comprimento total do cano, o segundo possa ser utilizado para continuar a passagem do fio. Insira o segundo passa fio através da outra extremidade do cano e, se for preciso, gire-o para tentar agarrar o primeiro passa fio.
Para isso basta fazer um pequeno rasgo na madeira e embutindo o fio. Depois é só passar massa própria para madeira, lixar e pintar para que essa passagem fique praticamente imperceptível. Quando há necessidade de passar vários fios e abrir um espaço maior na coluna, a solução é fazer um enxerto com outra madeira.
Vale lembrar que pra cada metro de eletroduto, você precisa de uma abraçadeira pra fixar ok? Agora faça um furo na parte de trás do condulete usando broca pra metal. Depois desmonte o interruptor (com a eletricidade desligada, por favor) de onde vão sair os fios e passe-os pra dentro dessa nova caixinha.
Os conduletes mais usados para a instalação são de sobrepor e de alumínio, divididos em dois tipos, o fixo e o múltiplo. Os conduletes fixos tem um o local para encaixe dos eletrodutos na qual é fixo ao corpo do condulete, portando deve-se usar conduletes diferentes de acordo com a instalação que será feita.
Não deixe a fiação exposta Qualquer fio exposto deve ser considerado um risco de choque elétrico. Quando notar um fio desencapado em qualquer equipamento, interrompa o seu uso imediatamente e leve-o para uma assistência técnica.
NUNCA faça emendas dentro de conduíte, pois elas podem impedir a passagem dos fios. SEMPRE use a caixa de passagem em pontos de emenda de fios ou condutores. Lembre-se de usar os protetores de montante para o seu conduíte não romper junto ao montante quando você passar o cabeamento.
7 regras básicas para a instalação de conduítes
Ganchos ou adesivos Uma das soluções mais práticas: com o uso de ganchos ou adesivos, prenda os fios à parte debaixo de mesas ou outro mobiliário próximo. Utilizando adesivos, você também pode fixar os cabos e fios nas paredes e criar desenhos integrados à decoração.
Ao passar o fio utilize um cabo guia para facilitar a sua vida.
Assim que o furo estiver no tamanho adequado, basta encaixar a caixa de passagem e depois que ela estiver na posição correta, o próximo passo é encaixar as peças que prendem a caixa na chapa do drywall. Para isso você deve encaixá-la na parte de baixo do furo da caixa de passagem como na imagem abaixo.
Para organizar e esconder os cabos, é possível prender a fiação, evitando que os fios fiquem pendurados longe da tomada. Para isso, uma das melhores alternativas é usar ganchos que segurem os cabos, de forma que eles fiquem “invisíveis” embaixo das mesas e desçam pelos pés do móvel até a tomada mais próxima.
Caixa organizadora. Uma maneira de esconder os cabos é colocar os eletrônicos que estão conectados na TV – como o receptor a cabo, roteador, DVD, entre outros – em bonitas caixas organizadoras. Para isso, deixe a parte fechada para a frente e abra um buraco do outro lado, que ficará virado para a parede.