Eles também podem ser divididos ao meio na diagonal. Isso significa que o quadrado tem os dois eixos de simetria que todos os retângulos possuem mais dois, cada diagonal. Todos os quadrados têm quatro eixos de simetria.
Marcando os pontos médios dos lados do quadrado e traçando a reta que passa por dois pontos médios opostos também obtemos duas regiões iguais. Logo, temos mais dois eixos de simetria. Portanto, o total de eixos de simetria é 2 + 2 = 4.
O retângulo possui dois eixos de simetria. Os eixos são traçados a partir do ponto médio dos lados do retângulo, como mostra a figura abaixo. As diagonais do retângulo não são eixos de simetria.
Rectângulo: Tem 2 eixos de simetria. Quadrado: Tem 4 eixos de simetria. Losango: Tem 2 eixos de simetria. Trapézio isósceles: Tem 1 eixos de simetria.
Propriedades básicas Acontece que todo trapézio tem quatro lados, por isso, a soma dos ângulos internos do trapézio é sempre igual a 360°. A soma entre um ângulo interno e o ângulo externo adjacente a ele é sempre igual a 180°. Essa propriedade vale para qualquer polígono, portanto, é válida para trapézios.
Um trapézio pode ser classificado como trapézio retângulo, quando possui dois ângulos retos; trapézio isósceles, quando os lados não paralelos são congruentes, ou seja, possuem a mesma medida; e trapézio escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes.