Ossos cranianos: ossos parietais, temporais, ocipital, frontal, esfenoide, etmoide, ossículos auditivos e ossos suturais. Os ossos parietais e temporais são encontrados aos pares.
Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas. A coluna vertebral é um exemplo de articulação semi-móvel. O crânio é um exemplo de articulação imóvel. O joelho é um exemplo de articulação móvel.
A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).
A mandíbula é um osso singular que possui um formato distinto e simétrico em ferradura. Ela é a parte móvel dos ossos envolvidos no processo da mastigação, e por esse motivo todos os músculos mastigatórios, incluindo os músculos pterigóideos medial e lateral, o músculo temporal e o músculo masseter se inserem nela.
A maxila, é uma estrutura vital do viscerocrânio. Está envolvida na formação da órbita, nariz e palato, mantém os dentes superiores e desempenha um papel importante na mastigação e na comunicação.