A Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM) é um método de análise da viabilidade de empreendimentos que traz os fluxos de caixa negativos a valor presente líquido; e que leva os fluxos de caixa positivos para valor futuro.
A função a ser utilizada em português é “=MTIR(valores; taxa de financiamento; taxa de reinvestimento)”.
Divide-se o investimento inicial por esse resultado e tem-se o payback do projeto. Caso uma empresa tenha feito um investimento de R$ e o resultado médio mensal de seu fluxo de caixa corresponda a R$ 3.
O VPL é facilmente calculado em uma calculadora financeira, como a HP 12c, uma das mais utilizadas....Os passos para este cálculo são:
Portanto, vamos substituir a TIR por esses valores na fórmula. Para TIR = 1% temos: VPL = 0 = – 200.
Respostas: a. b. c. d. e. Por que é necessário executar o ajuste a valor presente? Para oferecer à administração dados mais precisos, que ofereçam a possibilidade de decisões com melhor qualidade. Para possibilitar a cobrança de impostos. O ajuste a valor presente é opcional.
O ajuste a valor presente tem como objetivo que, nas demonstrações contabeis esteja refletido o valor que o bem terá atualmente, e não o seu valor de aquisição. ... Este tem como objetivo principal, que os investidores conheçam o valor “real” desse ativo e não o seu custo.