Em nosso país podemos encontrar seis tipos de biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.
A Caatinga apresenta clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”. ... No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar.
O Pantanal é um bioma brasileiro localizado no Centro-Oeste do Brasil, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Rico em biodiversidade, apresenta diversas espécies de fauna e flora. Possui um clima tropical, com duas estações do ano bem definidas.
Pampa é um bioma localizado no extremo Sul do país. Ele se caracteriza por apresentar um relevo pouco acidentado, e sua vegetação é composta por plantas herbáceas, arbustos e árvores de pequeno porte, como o capim-forquilha, o trevo-nativo e o algarrobo.
Campos é um bioma caracterizado pela presença de vegetação rasteira, herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. ... Campos sujos – Formada por uma área com bastante gramíneas, arbustos e subarbustos esparsos. Campos de altitude – Compreende a serra da Mantiqueira.
O relevo nos campos sulinos é suavemente ondulado. Predominam planícies, mas podem ser encontradas algumas colinas, na região conhecidas como “coxilhas”. Além das coxilhas existem também alguns planaltos. Cavernas e grutas são comuns.
gramíneas
Pampas - Região se caracteriza pelas pastagens, com grandes rebanhos. Típicos do Rio Grande do Sul (e também na Argentina e Uruguai), os pampas têm clima subtropical frio, sendo a temperatura média anual de 19°C. As quatro estações do ano apresentam-se bem definidas.
Entre os animais que vivem no pampa estão: joão-de-barro, sabiá-do-campo, pica-pau do campo, pica-pau-chorão, beija-flor-de-barba-azul, ema, ratão-do-banhado, capivara, tatu-mulita, veado campeiro, lobo-guará, graxaim, zorrilho, furão, preá, tuco-tuco, sapinho-de-barriga-vermelha, caboclinho-de-barriga-verde, perdigão, ...
O Pampa abriga ecossistemas extremamente ricos, com muitas espécies endêmicas, tais como: Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer), o sapinho-de-barri- ga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus), e algumas ameaçadas de extinção tais como: o veado campeiro (Ozotocerus bezoarti- ...
Peixes: piranha, pacu, pintado, dourado, cachara, curimbatá, piraputanga, jaú e piau, entre outros; Répteis: jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d'água, camaleão, calango-verde, jabuti, cágado etc.
Mamíferos
Devido as suas características ambientais, o Pantanal é o habitat de uma grande variedade de espécies animais. Foram registrados na região 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.
Exemplos dos animais da caatinga são a jaguatirica, a arara-vermelha, a ararinha-azul, a preguiça-comum, o jaguarundi, o bem-te-vi, o carcará, a arara-azul-de-lear, o tiziu, o periquito-de-bochecha-parda, e vários outros.
inatividade. Durante essa época de seca, quando se anda pela Caatinga, se encontram menos animais por aí. Na verdade, tem uma quantidade muito grande de animais que se encontra debaixo da terra, com metabolismo reduzido. São milhares de indivíduos de diversas espécies que estão aguardando as chuvas.
Muitas das espécies de animais encontradas na Caatinga são endêmicas, sendo 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves....Dentre as espécies de animais que podem ser encontradas nesse bioma, podemos citar:
Também chamadas de nativas, as espécies endêmicas são animais ou plantas que, por suas próprias características, são encontradas somente em uma determinada área ou região. O endemismo é causado por barreiras físicas, climáticas e biológicas, que delimitam a distribuição de uma espécie.
São consideradas espécies endêmicas aqueles animais e vegetais que são encontrados em determinada região geográfica e não conseguem se desenvolver fora daquele ambiente.
Em biologia, especificamente na botânica e zoologia chamam-se endemismos (do grego endemos, ou seja, indígena) grupos taxonómicos que se desenvolveram numa região restrita. ... O endemismo é causado por mecanismos de isolamento, alagamentos, movimentação de placas tectônicas.
Espécie nativa, silvestre ou autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. Por exemplo: o flamboyant é uma árvore nativa de Madagascar, porém, no Brasil — onde foi introduzida —, é considerada exótica. ...
No seu próprio país de origem, uma espécie pode ser considerada exótica caso seja introduzida num ecossistema no qual não ocorria naturalmente. ... Um exemplo é o que ocorreu com a planta nativa da Caatinga popularmente conhecida como sansão-do-campo (Mimosa caesalpiniifolia).
Dentre as espécies exóticas invasoras de animais mais conhecidas no Brasil, constam o javali (Sus scrofa), o coral-sol (Tubastraea spp.), o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei) e o caracol-gigante-africano (Achatina fulica).