Sim, existe calmante para cachorro! Parece brincadeira, mas até os cães podem tomá-lo. Porém, por ser um remédio, não deve ser ministrado à toa. O manuseio inadequado do medicamento pode ser fatal.
Juliana explica que, no caso das soluções otológicas, a aplicação deve ser feita pingando a quantidade indicada de gotas dentro do ouvido do cachorro. “Em seguida, faça uma massagem agradável na orelha do pet para ajudar na penetração do produto no canal auditivo dele, que é bastante longo”, orienta a veterinária.
Entendendo isso, o animal deve ser posicionado com a cabeça ereta na posição horizontal, erguer a orelha (nos cães com orelhas caídas) e colocar a ponteira dentro do ouvido na posição vertical, apertando o tubo levemente para que preencha o conduto.
A limpeza deve ser feita apenas na parte visível e alcançável da orelha do pet. Nunca force nenhum objeto para o interior do conduto auditivo para limpar, mesmo sendo de algodão, pois o risco de perfurar o tímpano é grande. Se quiser uma limpeza mais profunda, busque a ajuda de um veterinário.
Para isso, use um pedaço de algodão (ou gaze) umedecido na água ou com um pouco de soro fisiológico e esfregue bem toda a parte de dentro das orelhas. O ideal é realizar essa limpeza uma vez por semana ou a cada 10 dias - assim, fica mais fácil evitar infecções ou acúmulos de sujeiras.
Coloque água morna até metade de um copo e encha a outra metade com vinagre de maçã e misture bem. Você deve aplicar a mistura suave e lentamente no ouvido do cachorro, isto ajudará a limpar a cera. Independentemente da causa da otite, ele é um excelente remédio para a limpeza do ouvido.
Um dos principais sinais observados pelos tutores quando há uma inflamação no ouvido do cachorro é a presença de uma cera preta. Este é um sintoma característico da Otite Canina. A otite é uma inflamação que atinge o ouvido do cão, seja na parte externa, média ou interna.
Sintomas de otite canina
More videos on YouTube
Para que o animal se recupere totalmente, é muito importante manter a ferida da operação sempre limpa. Então, utilize um desinfetante recomendado pelo veterinário, como clorexidina, para higienizá-la. Realize esse procedimento, pelo menos, duas vezes ao dia.
Entre os cuidados após castração mais indicados estão o uso de roupa cirúrgica e colar elizabetano. Ambos dificultam o acesso da boca e das patas do animal ao ferimento evitando infecções e machucados. Os pontos devem ser retirados apenas pelo médico veterinário por um procedimento simples que não exige anestesia.