crossorigin="anonymous">
O surgimento do termo e a história da logística. ... A Grécia Antiga é a primeira suposição do local de origem da logística. Nesta região foi onde surgiu o termo “logistikas”, que significa cálculo e raciocínio, no sentido matemático.
Antes da década de 50 a logística era muito pouco explorada nos meios empresariais. É claro que havia gestão das atividades logísticas, mas isto ocorria de forma totalmente fragmentada, sem uma coordenação única. Atividades como transporte, produção, estoques, fornecimento, distribuição, etc.
A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).
Desde a antiguidade, os líderes militares já se utilizavam da logística para tramar guerras e prostituições. ... A princípio, a logística era feita apenas com valores agregados à venda, e aos processos de fabricação destes desde a matéria prima até o produto acabado.
Nos anos 1960, a logística tinha, principalmente, uma vertente operacional, isto é, era vista como sistemas de atividades integradas. Nos anos 1970, passou a ser caracterizada por ter uma área funcional e estratégica.
A logística tem importância numa escala global. Na economia mundial os sistemas logísticos eficientes formam bases para o comércio e a manutenção de um alto padrão de vida de países desenvolvidos. ... Conforme Pozo, o desenvolvimento do comércio internacional foi graças ao rápido sistema de transporte.
A maioria das políticas públicas depende fortemente de operações logísticas para sua operação. ... O transporte de pessoas e materiais necessários à operação das políticas e funcionamento das organizações é outro tipo de função logística do qual as políticas não podem prescindir.
As etapas do processo de armazenagem: quais são?
Quais são os principais sistemas de armazenagem e suas funções?
O local onde é feita a armazenagem também compõe o custo logístico. Assim, o custo com armazenagem envolve impostos, luz, conservação (ou aluguel caso o armazém seja alugado); para manusear os produtos são necessários equipamentos de movimentação e armazenagem, além de salários (e encargos) dos funcionários.
Ao analisar o sistema, devem ser incluídos os seguintes elementos: fatores de custo; custo de transporte; custo de armazenagem; custo de movimentação e transferência; custo de manter inventário; custo de administração; outros custos. ...