Em média se entra em cetose após 2-3 dias de alimentação com no máximo 20 gramas de carbos líquidos/dia. Os sintomas são temporários, duram de duas a três semanas. Fitas de medição não são necessárias, apenas coma low carb e acompanhe os resultados na balança.
No cardápio da dieta cetogênica para emagrecer, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em açúcar e carboidratos, como arroz, macarrão, farinha, pão e achocolatados, aumentando consumo de alimentos fontes de proteínas e gorduras, como carnes, ovos, sementes, abacate e azeite.
Assim, para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como abacate, coco ou sementes, por exemplo, além de manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação.
Então, para permanecer em cetose, o melhor é evitar as frutas: é preferível comer 10g de carboidratos que não sejam frutose (batata, arroz, feijão) do que 10g de frutose. Sendo que, em média, 50% dos carboidratos das frutas são do tipo frutose — e que o açúcar de mesa comum (sacarose) também é metade frutose.
Você pode comer quantas quiser, oras. Mas, não é nada raro ver adeptos da Cetogênica falando de jejum intermitente. O Dr. Jason Fung, um dos principais especialistas em jejum intermitente e diabetes tipo 2, explica que “jejum intermitente e dieta cetogênica são irmãos”.
Alimentos permitidos na dieta cetogênica As frutas 100% permitidas são abacate e coco, pois são fonte de gordura. No campo das gorduras, manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco também entram no cardápio. Além destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e açaí completam a lista dos liberados.
Na dieta Cetogênica é liberado o consumo com moderação das seguintes bebidas alcoólicas: vinhos, de preferência os secos, destilados e espumantes. Com na dieta Cetogênica o foco é na restrição de carboidratos, estão proibidas as bebidas com carboidratos elevados como cervejas e licores.
Frutas em geral, secas ou não, são proibidos, já que a maioria possui alto teor de açúcar e carboidratos. Água, água com gás, café preto, chá sem açúcar e chá de ervas, leite de nozes sem açúcar, vinho, cerveja light e licor.
A dieta cetogênica é uma proposta alimentar que visa reduzir bruscamente o consumo de carboidratos e aumentar um pouco a ingestão de gorduras. Além disso, ela propõe elevar moderadamente o consumo de proteínas. Estas mudanças são realizadas com o objetivo de perda de peso.
Quando o corpo não tem açúcar para usar como energia, o fígado converte a gordura em moléculas de energia. Estas moléculas de energia são chamadas de corpos cetônicos (ketones). A dieta que promove esta conversão da queima de açúcar para a queima de gordura é a Dieta Cetogênica, ou “Keto” (de “ketones”).
(A banana provavelmente nem vai estar boa depois de todos esses dias.) E é essa imagem que queremos deixar clara para você: a de que alguns alimentos entram com mais facilidade na dieta cetogênica. Tanto porque são baixos em açúcares. Quanto pela forma com que se apresentam na natureza.
Sim, fruta é saudável e muito. Porém, ao iniciar uma dieta de restrição de carboidratos como a Low Carb e principalmente a Cetogênica, devemos atentar que apesar da fruta ser sim um alimento saudável ela é também um carboidrato.
Como começar a Dieta Cetogênica?