Existem n grupos de quatro cromossomos e cada grupo consiste de dois pares.
(D) Hamster chinês macho com 22 cromossomos.
Caracol – 24 cromossomos Porco – 40 cromossomos minhoca – 32 cromossomos Trigo – 42 cromossomos borboleta – 380 cromossomos cavalo – 64 cromossomos Chimpanzé – 48 cromossomos samambaia – 1200 cromossomos Agora responda: 1) Por que todos os seres vivos acima apresentam números pares de cromossomos?
Segundo a doutoranda em Ciência Animal, Maria Paula Rajão, os cães e gatos possuem um número diferente de cromossomos do que os seres humanos, tendo os cães 39 pares e os gatos 19. “Desse modo, o cromossomo 21 em cães e gatos terá funções diferentes do que nos seres humanos.
A espécie foi originalmente incluída no gênero Canis, pois apresenta número de cromossomos (2n = 76) bastante próximo ao deste gênero (2n = 78). Porém, atualmente é reconhecido como gênero distinto, Chrysocyon (Rodden et al. 2004).
Entre as formigas, o total de cromossomos varia de 2 a 94. Enquanto se buscam hipóteses para explicar tamanha variação, as descobertas se sucedem. Há pouco tempo, encontrou-se na Serra de Baturité, no Ceará, outra espécie nova de roedor, do gênero Oryzomys. Tem 76 cromossomos.
A Síndrome de Down resulta de uma terceira cópia do cromossomo 21 e pese que existam ratos de laboratório que foram geneticamente modificados para ter cópias extras de genes encontrados no cromossomo 21, tigres têm 19 cromossomos comparados aos nossos 23.
Não, não existe cão com síndrome de down. Muitos distúrbios genéticos – que são essas mudanças nos cromossomos e genes de nosso DNA – que os cachorros possuem são iguais aos dos humanos, mas a síndrome de down não é um deles.
Cães e gatos, que têm a dita síndrome de Down, possuem olhos grandes e redondos em comparação com os olhos dos outros, a forma da face também pode ser diferente. Se comportam de forma anormal em comparação com outros. Eles também desenvolvem hábitos estranhos como sentar, miar ou latir de um jeito diferente dos outros.
Dentre as características da trissomia, ou seja, da anomalia cromossômica dos gatos, estão:
Os principais sintomas do autismo nos pets incluem:
Síndrome Cri-Du-Chat (Síndrome do Miado de Gato) Esta síndrome é uma anomalia cromossômica, causada pela deleção parcial (quebra) do braço curto do cromossomo 5, apresentando um cariótipo 46, XX, 5p- e 46, XY, 5p-. Por isso é também chamada de síndrome 5 p - (menos).
Já ouviu dizer que gatas de três cores são sempre fêmeas? Pois é verdade! O gene que determina se um gato vai ser preto ou laranja está no cromossomo X, que as fêmeas têm dois (XX). Como os machos só têm um X, pois são XY, eles só podem ser ou pretos, ou laranjas, nunca os dois.
As gatas tricolor, também conhecidas como carey, caracterizam-se por apresentarem um padrão peculiar de coloração na pelagem. O seu pelo têm tons de laranja, negro e branco. As proporções de cada cor são variáveis. Nos gatos existem três cores básicas, o negro, o alaranjado e o branco.