Ansiosa, imediatista e indiferente é basicamente a Mentalidade do homem na idade contemporânea. A natureza para o homem é apenas um meio para satisfazer os seus fins, que normalmente são gananciosos e acumulativos.
Direito Ambiental é o conjunto de regras escritas que disciplinam as relações entre o homem e a natureza, com o objetivo de preservar o meio ambiente e os recursos naturais.
Para o primitivo, a Natureza é profimdamenlte humanizada. Cor- responde a sua práxis, a seu trabalho não alienado: ser criador com a Natureza, produzir dela e por ela todos os bens mais caros, que melhor espelham o homem, onde ele coloca soa, presença, sua marca no universo objetivo — físico e social.
Toda a história humana diz respeito ao modo como os homens mantêm uma relação entre si e com a natureza externa a eles, o meio ambiente. A partir da Revolução Industrial, a ação do homem sobre o meio ambiente tem se tornado cada vez mais insustentável e destrutiva.
Nesse sentido, para o homem em sociedade, o trabalho é necessário porque lhe sustenta a vida, permitindo-lhe a sobrevivência, mediante uma atividade que transforma a forma da matéria natural em valor de uso para satisfazer as necessidades naturais humanas.
A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécieis animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.
O homem modifica a paisagem natural (que é formada por florestas, montanhas, rios) porque possui necessidades que são infinitas. Na prática, essas necessidades podem ser vistas com o desmatamento de terras para o cultivo de alimentos (agricultura) e habitação (construção de cidades, casas, prédios e pontes).
Com relação à necessidade de alimentação, o homem usa os recursos naturais naturais do solo para a produção de alimentos. ... "e) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para suprir suas necessidades de moradia e alimentação, bem como para terem uma melhor qualidade de vida e conforto".
Principais causadores da destruição ambiental
Acidificação da atmosfera e chuvas ácidas. Escurecimento global. ... Ácido sulfúrico, fonte emissora carros, indústrias e queima de material tóxico. e por fim dióxido de nitrogênio, fonte emissora animais que excretem compostos nitrogenado como galinhas e peixe.
Os sistemas de produção buscam a produção em escala e lucro a todo custo assim gerando produtos que depois de acabar sua vida útil serão resíduos sólidos, que vão para o meio ambiente promovendo dano ao ecossistema, com as diversas possíveis poluições.