Em linhas gerais o espaço necessário e adequado para um coelho desde que nasce até o desmame é de 0,20m² a 0,26m² o que abriga uma população de quatro a cinco coelhos por metro quadrado.
Se você quiser criar seu coelho solto no quintal, precisa lembrar que ele ficará sujeito as variações de temperatura, umidade, sol, chuva, frio, vento, além de predadores, e que será necessário providenciar um abrigo para ele se proteger. Limite o acesso dele às plantas ornamentais e hortas.
Continue lendo e aprenda oito dicas sobre como criar um coelho em apartamento!
Conheça 5 tipos de coelho mais populares
A gaiola deve ter no mínimo cm. É importante que ela tenha comedouro e bebedouro fixos, embutidos. Assim, você evitará que o mini coelho faça bagunça com a comida e a água. Outro detalhe importante é ter grade inferior, pois impede que o animal tenha contato direto com sua urina e fezes.
Crie um ambiente seguro. Tente colocar o coelho e a gaiola em um cômodo pequeno, como o banheiro. Feche a porta e abra a gaiola; fique no local com o pet, mas deixe-o decidir se quer sair ou não da gaiola. Se ele vier cheirá-lo ou quiser explorar o cômodo, ignore-o; não pegue o animal no colo e nem tente acariciá-lo.
No início, mantenha-o no seu colo por pouco tempo, não mais que um minuto, para não correr o risco de ele entrar em pânico. Com o passar do tempo, deixe-o no seu colo por períodos gradativamente maiores. Tenha uma toalha à mão para poder cobri-lo caso ele fique amedrontado. Isso vai acalmá-lo.
Os seus sentidos são excelentes, porém o da visão se destaca como sentido mais desenvolvido. Assim como o peixe, o coelho enxerga no escuro, sua visão noturna é ainda melhor.
Alguns coelhos são trituradores, ou seja, gostam de rasgar papel e panos para se divertir. Alguns gostam de arremessar brinquedos usando os dentes e depois ir buscá-los. Outros gostam de derrubar coisas. Preste atenção no comportamento do seu coelho e veja que brincadeiras ele aproveita mais.
Os coelhos têm um grito particularmente penetrante e perturbador que guardam para quando estão extremamente assustados ou sendo atacados. Se o seu coelho gritar, ele pode estar com dor ou em perigo.
Solte-o num cômodo seguro para coelhos. Sente-se no chão, a fim de que você e ele fiquem no mesmo nível. Espere-o ficar curioso e aproximar-se para farejá-lo. Tão logo ele faça isso, dê-lhe um petisco....Deixe-o ficar à sua volta.
IMPORTANTE - O sangue oriundo de problemas uterinos da vagina normalmente aparece como várias gotas antes ou após a micção. Nestes casos se o coelho não for visto urinando, o sangue pode aparentar ser misturado na urina encontrada na gaiola.
A infecção por coliformes em coelhos ocorre graças a escherichia coli e o sintoma principal, assim como o problema mais grave que produz, é a diarreia contínua. Caso não seja tratada a tempo com enrofloxacina injetável ou bem diluída na água do coelho, pode acabar por provocar a morte do animal.
Infelizmente, para os tutores, esse não é o caso dos dentuços domésticos, sendo difícil reconhecer um coelho doente....