Após o choque, a RCP deve ser reiniciada imediatamente, sendo mantida por mais 2 minutos ou por mais 5 ciclos de 30 compressões intercaladas com 2 ventilações assistidas. Após este período, o desfibrilador irá novamente analisar o ritmo cardíaco.
Massagem cardíaca contínua com ventilação (bolsa-máscara ou boca-máscara) a cada 6 segundos (cerca 10 incursões por minuto), sem interromper as compressões, mesmo que não haja via aérea avançada. Alternar 30 compressões com 2 ventilações quando não houver via aérea avançada, como era recomendado previamente.
profissionais de saúde realizem compressões torácicas a uma frequência mínima de 100 compressões por minuto. *A profundidade da compressão não deve exceder 2,4 polegadas (6 cm).
A justificativa para esta diferença das normas dos adultos inclui: 1) problemas respiratórios são a etiologia mais comum na PCR do paciente pediátrico e, portanto, a ventilação deve ser enfatizada, e 2) as freqüências respiratórias fisiológicas em lactentes e crianças são mais rápidas que em adultos.
Se nenhuma via respiratória avançada está estabelecida em lactentes e crianças submetidos à reanimação, a relação recomendada de compressão:ventilação é 30:2 se um único socorrista estiver presente e 15:2 se houver mais de um socorrista.
Como verificar sinais vitais
Responsividade avalia as percepções individuais sobre as "expectativas legitimadas universalmente"; já satisfação do paciente representa uma mistura complexa de necessidades percebidas, expectativas determinadas individualmente e experiência de cuidado (De Silva, 1999).