Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?
Segundo o NPUAP, o método de classificação mais amplamente revisado, as úlceras por pressão classificam-se: Estádio I – Lesão eritematosa não esbranquiçada em pele intacta. Descoloração, aumento de temperatura, edema ou endurecimento podem ser indicadores.
Ao avaliar e registrar as características da LP, atentar para os seguintes aspectos:
O organismo acumula proteína fibrina na região lesionada que, ao se misturar com plaquetas, ajuda a estancar o sangramento. Ou seja, essa “casquinha” é sangue coagulado misturado a proteínas do corpo. Os especialistas alertam que mexer ou cutucar a casca da ferida pode atrasar o processo de cicatrização.
Lesão por pressão é um dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa.
Prevenção e cuidados
Úlceras por pressão são áreas de necrose e ulceração em que as partes moles são comprimidas entre as proeminências ósseas e superfícies duras externas. Elas são causadas por pressão não aliviada em combinação com fricção, forças de cisalhamento e umidade.
LPP estágio 2: Perda parcial do tecido. O leito da lesão apresenta tecido roseado ou vermelho, úmido podendo apresentar bolha com exsudação serosa. Tecido adiposo e tecido mais profundos não estão visíveis. LPP estágio 3: Perda do tecido em sua espessura total podendo ser visualizado o tecido adiposo.
Saiba reconhecer as características da lesão por pressão
Antes de sabermos quais os tipos de curativos é imprescindível saber os tipos de ferimentos....
Dependendo da extensão dos danos aos tecidos, as úlceras por pressão são classificadas em quatro fases:
Conheça alguns fatores que interferem na cicatrização de feridas
Contudo, existem alimentos que atrapalham no processo de cicatrização da pele....A alimentação durante a cicatrização
São fatores intrínsecos: tipo de tecido lesado; localização da lesão, ocorrência de reações imunológicas ou auto imunes locais; infecção local (dano tecidual constante e reação inflamatória persistente); oxigenação local (em caso de anóxia, as células inflamatórias têm dificuldade de chegar à zona lesada, dificultando ...
O processo cicatricial é comum a todas as feridas, independe do agente que a causou. O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.