13
Vidas Secas é um influente e importante romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, escrito entre 1937 e 1938, publicado originalmente em '38 pela antológica Livraria José Olympio Editora, hoje editado pela Editora Record, e considerado por muitos como a maior obra do autor.
1938
Durante este período, Fabiano é preso, sua esposa Sinhá Vitória sonha com uma cama de amarração de couro, o menino mais velho pergunta sobre palavras e o menino mais novo tenta montar em um cabrito. A vida de vaqueiro segue até que a próxima seca os expulsa novamente.
O SOLDADO AMARELO – antagonista mais direto de Fabiano, representa, assim como o fiscal da prefeitura e o dono da fazenda, a opressão do poder institucional.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a linguagem verbal das personagens principais do romance Vidas Secas. Esse romance de Graciliano Ramos narra a trajetória de quatro integrantes de uma família – Fabiano, Sinhá Vitória, Menino mais velho e Menino mais novo - que tenta sobreviver à seca e às adversidades.
terceira pessoa
As formas verbais no pretérito imperfeito do indicativo jogavam, batiam, trotava e o gerúndio arquejando....a) Qual a forma verbal predominante nessa passagem? Futuro do pretérito do indicativo. b)