Pré-molares inferiores: mais de 95% têm uma raiz e 40% apresentou dois canais. Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.
Incisivos inferiores: apresentam uma raiz e até 40% apresentam dois canais radiculares. Caninos Inferiores: quase a totalidade apresenta uma raiz e um canal radicular. Primeiro pré-molares superiores: apresentam 2 raízes e dois canais radiculares em quase a totalidade dos elementos dentários.
O primeiro pré-molar superior possui a face oclusal com contorno pentagonal, com duas cúspides, sendo a vestibular mais alta e mais larga que a palatal. Cúspides separadas por um sulco reto e longo, com deslocamento palatino. Na maioria apresenta duas raízes, sendo este o único com essa característica.
Segundo molar superior: a cúspide distolingual é bem menor e pode estar ausente; a borda lingual é menor que a borda vestibular; as bordas mesial e distal convergem para lingual, sendo mais acentuada quando falta a cúspide distolingual; o sulco que une a fosseta central a fosseta distal é mais profundo; a ponte de ...
FACE OCLUSAL -Apresenta quatro cúspides: Duas vestibulares (Mésio-vestibular e Disto-vestibular) e Duas linguais (Mésio-lingual e Disto-lingual) - O volume das cúspides: Mésio-lingual > Mésio-vestibular > Disto-vestibular > Disto-lingual - Presença de dois sulcos principais: Sulco Mésio-distal e Sulco Vestíbulo-lingual ...
O tubérculo de Carabelli é uma pequena cúspide acessória que se forma em alguns primeiros molares superiores permanentes. Ocorre na face do dente voltada para o interior da boca, na cúspide mesiopalatina e, se presente, pode parecer uma saliência extra no dente.
O tubérculo de Zuckerkandl (TZ), descrito em 1867 por Madelung1 e popularizado em 1902 pelo anatomista austríaco Emil Zuckerkandl (1849-1910)2, é uma projeção póstero-lateral dos lobos da tireoide, formado durante a embriogênese da glândula, que indica o ponto de fusão entre o corpo último-branquial e o processo ...
O que pode levar ao enfraquecimento dos dentes? O profissional esclarece que a principal causa para esse problema é a doença periodontal, também conhecida como periodontite. “Essa é uma doença de natureza infecciosa e inflamatória, que tem início obrigatoriamente em uma gengivite”, diz ele.
Doces e refrigerantes Os alimentos e bebidas ricos em açúcar, como bolos, balas ou refrigerantes, prejudicam os dentes e as gengivas pois estes alimentos levam ao desenvolvimento de bactérias na boca, que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.
10 coisas que fazem mal para os dentes: veja hábitos e alimentos do dia a dia que prejudicam seu sorriso
Conheça 10 alimentos para fortalecer os dentes.
“A bactéria que desmineraliza o dente criará uma cavidade no mesmo até chegar à polpa do dente ('a parte viva do dente'), assim, ela entrará em contato com a corrente sanguínea, podendo causar problemas como a endocardite bacteriana (acúmulo de bactérias na parte interna do coração (endocárdio))”, explica o cirurgião- ...
Os sinais de que uma pequena cárie progrediu para uma infecção incluem:
Os sinais mais comuns de abscesso dentário são: