Anátema (do grego antigo ἀνάϑημα, "oferta votiva" e, depois, ἀνάϑεμα, "maldição"; derivadas de ἀνατίϑημι, "dedicar") era, na Grécia Antiga, uma oferenda posta no templo de uma deidade, constituída inicialmente por fruta ou animais e, posteriormente, por armas, estátuas, etc.
No protestantismo apostasia é o esfriamento da fé, o abandono dos princípios bíblicos. Uma igreja ou um indivíduo apóstata é uma igreja ou indivíduo que aderiu ao mundanismo e aos costumes seculares, substituindo os princípios de Deus.
Historicamente realizado por motivos religiosos, a circuncisão tem se tornado cada vez mais comum por motivos de higiene e por ser um procedimento que reduz a incidência de doenças urológicas.
substantivo masculino Indivíduo que não passou pelo processo cirúrgico de retirada do prepúcio, da membrana que recobre a extremidade do pênis, a glande; quem não foi alvo de circuncisão. adjetivo Que não foi alvo de circuncisão: paciente incircunciso. Etimologia (origem da palavra incircunciso).
A mutilação genital feminina (MGF) refere-se aos procedimentos que envolvem a remoção parcial ou total dos órgãos genitais externos femininos ou qualquer outra lesão nos órgãos genitais das mulheres sem justificação médica. Tradicionalmente a circuncisão é feita com uma lâmina e sem qualquer anestesia.
Procedimentos. A mulher do casal (Kvater) toma a criança dos braços da mãe e a entrega ao homem que levará a criança e a colocará sobre a cadeira reservada ao profeta Elias. O pai então coloca o menino sobre o colo do sandec, onde o mohel executa a circuncisão. O nome hebraico do menino então é anunciado a todos.
O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.
Circuncisão masculina é a remoção do prepúcio do pénis humano. No procedimento mais comum, o prepúcio é aberto, as aderências removidas e a pele separada da glande. Posteriormente é colocado um grampo próprio para estabilizar o pénis e a pele do prepúcio é cortada.
Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus”. Para os teólogos a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”. ... As duas palavras possuem a mesma raiz da palavra shekinah, que significa “Divina Presença” ou “em quem Jeová habita”.
A Bíblia determina que aquele que faz a vontade de Deus, esse é o que está perto de Deus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! ... Sentir a presença de Deus não é musica alta, nem gritos, sentir a presença Dele é ser profeta na terra e saber que Deus te ama e te honra em tudo que você falar.
Os arrepios começaram como uma resposta ao frio. ... A herança dessa resposta fisiológica explica porque o medo está relacionado com o frio. Calafrios também surgem quando sentimos qualquer tipo de surpresa ou emoção intensa, mesmo em uma música.
Estar com os irmãos da igreja, participar de conferências e retiros, e ter companheiros espirituais são ótimas oportunidades de obtermos crescimento espiritual e reconquistamos a presença de Deus na nossa vida.
Não faça promessas que não pode cumprir a Deus. Se não conseguir cumprir algo, peça desculpas a Ele — ou às pessoas que feriu. Ao orar, explore o que está sentindo para entender o Senhor com mais clareza. Abra o coração e seja honesto, pois Ele já sabe o que está acontecendo. É você que precisa abrir os olhos.