Enquanto no IPv4 temos 32 bits que nos possibilitam cerca de 4 bilhões de combinações (232), no IPv6 temos mais de 340 undecilhões de endereços possíveis.
Acessando sites pelo IP Essa é uma tarefa bem simples. Segundo o RFC 2732, endereços IPv6 numa URL devem ser escritos entre colchetes, conforme mostrado na imagem seguinte. Se quiser especificar a porta, basta adicionar, no fim do endereço, o símbolo de dois pontos e o número da porta.
Entre ao utilitário de configuração da Web e escolha trabalhos em rede > IPv6 > IPv6 LAN (rede local). A página LAN (rede local) abre: Nota: Você deve ajustar o modo IP à página do modo IPv4/IPv6 nos trabalhos em rede > no IPv6 > do modo IP para configurar esta página.
Atuando em 128 bits, o IPv6 suporta cerca de 340 undecilhões de endereços, contra 4 bilhões suportados pelo IPv4. Além do maior número de combinações, o IPv6 também simplifica as atribuições de endereços e traz recursos adicionais de segurança de rede.
Enquanto no IPv4 temos 32 bits que nos possibilitam cerca de 4 bilhões de combinações (232), no IPv6 temos mais de 340 undecilhões de endereços possíveis.
32 bits
Com relação a representação dos endereços IPv6 em URLs (Uniform Resource Locators), eles agora passam a ser representados entre colchetes. Deste modo, não haverá ambiguidades caso seja necessário indicar o número de uma porta juntamente com a URL, por exemplo: http://[2001:db:3000:1::22]/index.html.
Link Local Unicast Address Este tipo de endereço é automaticamente configurado em qualquer host IPv6, através da conjugação do seu prefixo FE80::/10 ou em binário, como pode ser visto na tabela III, e a identificação da interface no formato EUI-64, mostrado anteriormente.
Link Local Este tipo de endereços são usados pelo mecanismo de autoconfiguração, para que um dispositivo possa comunicar com outro, dentro da mesma rede. Os endereços link local não são encaminhados para outras redes. Os endereços Link Local começam sempre por FE80 (0000).