Reações de substituição são processos químicos em que alcanos, aromáticos ou haletos trocam um de seus átomos por um átomo ou grupo de átomos de outro reagente. ... O princípio básico da reação de substituição é a troca mútua de um componente entre os reagentes.
As principais reações de substituição são halogenação (pelo menos um átomo de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um halogênio), nitração (ocorre com o ácido nítrico, em que pelo menos um hidrogênio é substituído pelo grupo — NO2), sulfonação (ocorre com o ácido sulfúrico, em que pelo menos um hidrogênio ...
Conforme observamos na estrutura molecular da adrenalina, ela é uma substância de função mista e apresenta três funções orgânicas: o fenol (HO, ligado ao hidrocarboneto aromático), o álcool (grupo hidroxila OH ligado ao carbono) e a amina (NH).
Resposta. A valina, um aminoácido (Ácido 2-amino-3-metil-butanóico) apresenta as funções ácido carboxílico e amina em sua estrutura.
Nessa molécula, estão presentes as funções orgânicas álcool e aldeído. ... Na confecção de bombons licorosos, por exemplo, insere-se em seu interior uma massa de açúcar comum, com um pouco de água e invertase (enzima presente no aparelho digestivo humano que tem a função de quebrar a molécula de sacarose).
É o mais abundante dos açúcares, constituído por glicose e frutose e que resulta no açúcar alimentar de beterraba, de cana ou de ácer. Para além de alimento, a sacarose serve como edulcorante e excipiente (para comprimidos). ...
As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, aminas e haletos. Na molécula de glicose estão presentes as funções orgânicas álcool e aldeído.
Bom, as funções orgânicas presentes nos aminoácidos são: Função Amina: que garante a basicidade da função; Função ácido carboxílico:sua presença proporciona acidez à função, mas são considerados compostos anfóteros, reagindo tanto como bases tanto quando ácidos. Há funções orgânicas também presentes nos açúcares.