Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro. "O pai da aviação". Com o "14-Bis", executou, em Paris, o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar. Alberto Santos Dumont (1873-1932) nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes - hoje Santos Dumont, Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1873.
A autoria da invenção do avião ainda gera debates. Enquanto os brasileiros creditam o feito a Santos Dumont, em 1906, os norte-americanos, por exemplo, atribuem o primeiro voo da história aos irmãos Wright, três anos antes, em 1903.
13 de novembro
Pensa que Santos-Dumont desitiu? Engana-se. Ele tentou mais algumas vezes até conseguir voar com o “Dirigível no 6”. Da esquerda para a direita: o balão Brasil, o dirigível no 1 em pleno vôo e o dirigível no 5 quando tentava contornar a Torre Eiffel, em Paris.
Santos Dumont, considerado por muitos como o inventor do primeiro avião da história, o 14-bis.
Irmãos Wright
Foi em 23 de outubro de 1906 que Alberto S. Dummont apresentou um rústico avião a uma comissão julgadora, o 14-Bis, marcando dessa forma a origem da aviação. ... Ou seja, a pressão do ar na parte de baixo do avião é maior que na parte de cima, empurrando o avião para cima, é essa força que o mantém no ar.
Desde muito tempo o homem tem como um dos seus maiores desejos voar. Alcançar os céus e explorar o mundo de cima sempre pareceu algo muito fascinante e atraente. Isso se tornou possível de certa forma quando a humanidade inventou o avião. Desbravar o céu e o mundo se tornou um sonho possível.
Irmãos Wright
Alberto Santos-Dumont
Isso aconteceu porque Santos Dumont nunca quis patentear suas invenções, considerando-as um bem comum à humanidade. Os feitos de Santos Dumont na área que empreendeu renderam-lhe o título de “pai da aviação”, uma vez que sua obra permitiu com que os aviões se popularizassem mundialmente.