Um ano possui 6 bimestres, 4 trimestres e 2 semestres.
Bimestre: 2 meses. Trimestre : 3 meses. Semestre: 6 meses.
Como denominar um período de nove meses consecutivos? Por analogia com palavras que vieram assim formadas do latim, como quadrimestre e semestre (períodos respectivamente de quatro e seis meses consecutivos), talvez possamos inventar "nonamestre".
Em um ano tem-se:
Um semestre é o período de tempo levado pela Terra para ir de uma extremidade a outra do diâmetro da órbita, compreendendo um período de seis meses. Dois semestres formam um ano. Em um ano tem-se: 1º semestre: de janeiro a junho.
Período de cinco meses. Ver também resposta à dúvida: quinquemestre. Grafia no Brasil: qüinqüemestre. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: quinquemestre.
Estou certo de que os conhecerá todos, por isso limitar-me-ei a lembrar-lhe bimestre (período de dois meses), quadrimestre (período de quatro meses), biénio (dois anos consecutivos), triénio, quadriénio, quinquénio (o mesmo que lustro), centúria (= século), e não ouso citar-lhe mais nenhum!
Período de quatro meses.
Biênio ou biénio é uma medida de tempo equivalente a dois anos, ou, aproximadamente, 730 dias. Um biênio é igual a: 50%* - anos bissextos.
O período de dois anos consecutivos é chamado de biênio, o que corresponde a cerca de 730 dias. Já o período de três anos é chamado de triênio e o período de quatro anos é chamado de quadriênio. O período de três meses é chamado de trimestre.
Centenário é uma denominação empregada para aquilo (pessoa, coisa ou entidade) que já completou 100 anos (um século) de existência ou os 100 anos de uma data histórica. Diz-se: "o centenário da independência" quando se comemora cem anos da independência.
Lustro, quinquênio ou quinquénio (em latim: Lustrum) é uma medida de tempo que é um período de cinco anos, correspondendo a metade de uma década. Portanto dois lustros representam uma década.
O ramadã marca o período do ano em que, segundo a tradição islâmica, o profeta Maomé recebeu suas revelações divinas, no século 7. Para celebrar a chegada de suas leis religiosas, muçulmanos jejuam do nascer ao pôr-do-sol. Esse é um dos pilares do islã, às vezes seguido mesmo por quem não pratica a fé no dia a dia.
Na quebra do jejum (Iftar), após o pôr do sol, os muçulmanos costumam comer uma tâmara e um copo de leite ou iogurte, para então fazerem suas refeições, geralmente reunindo familiares e amigos. Ao final do Ramadã, acontece a maior festa do calendário muçulmano, a festa do desjejum (Eid Al-Fitr).
O Ramadão ou Ramadã, também grafado Ramadan (em árabe: رَمَضَان), é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual (saum, صَوْم), o quarto dos cinco pilares do Islão (arkan al-Islam).
substantivo masculino Faísca elétrica ou centelha que ocorre por ocasião de trovoada.