Competição por equipes: Em uma prova compete de 3 a 4 atletas, onde cada um realiza duas séries. Trampolim sincronizado: As duplas femininas ou masculinas, apresentam uma sequência sincronizada. Tumbling: Com uma pista de 25 metros, o ginasta passa correndo realizando saltos acrobáticos.
Trampolim acrobático ou Ginástica de trampolim é uma disciplina da ginástica, na qual o atleta executa saltos acrobáticos num trampolim. Enquanto a modalidade efetivamente gímnica, foi criado em 1936 nos Estados Unidos pelo professor de educação física George Nissen, que formatou suas regras.
A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas. Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.
Durante a execução da série, um dispositivo eletrônico afixado ao trampolim determina o tempo total que o ginasta despende no ar na realização dos saltos, ou seja, o aparelho calcula o tempo total de apresentação e desconta o tempo em que o ginasta esteve em contato com a rede do trampolim.
giros: GIRAR É um movimento de rotação com a mesma intensidade executado no mesmo lugar ou com deslocamentos. ... Acrobacias: Engloba muitos movimentos de solo da ginástica artística em suas series, movimentos rítmicos que ligam os exercícios dinâmicos, estáticos e individuais.
- utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos; - música inadequada, com pausas prolongadas ou com um final brusco; - falta de variedade nos elementos executados, nos movimentos do corpo ou nas transições; - começar o exercício sem contato com o aparelho.
Para obter uma nota 10, a primeira tarefa da atleta é cumprir as “exigências mínimas”: ao longo dos 90 segundos de apresentação, ela precisa fazer pelo menos quatro exercícios “A”, três “B” e três “C”. Só por completar isso, leva 2,8 pontos. ... Se a seqüência de exercícios for considerada completa, ela ganha mais 1 ponto.