Em plantas de pé--franco (mudas obtidas do plantio de sementes, sem enxertia), o florescimento e a frutificação iniciam-se em torno dos cinco anos de idade, enquanto que, em plantas enxertadas, a produção de frutos pode começar dois anos após o plantio.
A polpa possui baixo teor de óleo. O caroço é grande e elíptico. A colheita se dá de fevereiro a abril. Fortuna: a planta é vigorosa, imune a verrugose e a antracnose, de produção precoce (a partir do 3º ano).
Para quem não conheça a planta, até pode parecer que o abacateiro não tem flores, porque estas são de reduzida dimensão (cerca de 1 cm de diâmetro, quan- do a flor está aberta) e pouco vistosas. A sua cor, entre o verde pálido e o amarelo, faz com que se possam confundir com os caules e as folhas.
Tipos de Abacate
Têm a pele verde lisa, a carne amarela, e sementes médias a grandes, relativamente frouxas dentro do fruto. São a variedade mais consumida no Brasil e sua fração lipídica é composta por aproximadamente 63% de ácidos graxos ômega-9 [Koller, 1992].
O abacate é uma fruta. É uma fruta de uma única semente que cresce em árvores de climas quentes, mas é nativa do México. Apesar de não ser tão doce como muitas frutas, ele entra na definição de frutas, ou seja, é um produto doce e carnudo de uma árvore ou planta que contém semente e pode ser consumido como um alimento.
É um dos frutos mais recomendados por especialistas. Forma mais prática de consumir um abacate: cortá-lo em quartos e comê-lo à colherada.
Até os superalimentos, quando consumidos em excesso, podem tornar-se prejudiciais para a saúde. O facto de o abacate ser uma fruta muito calórica e com um alto teor de gordura, faz com que esta fruta tenha de ser consumida com moderação, ou evitada, por pessoas com excesso de peso.