João Grilo, que a princípio pode ser considerado um personagem tipo, revela na verdade características complexas e extremamente ricas: ardiloso, trapaceiro, vingativo, é também corajoso e humano. Retratando uma camada social oprimida e ao mesmo tempo inventiva e ousada, é ele o personagem que se destaca nesta obra.
Aparência física Porém João Grillo criou-se. Pequeno, magro e sambudo, As pernas tortas e finas, A boca grande e beiçudo.
Auto da Compadecida
João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. ... Porém João Grilo criou-se Pequeno, magro e sambudo As pernas tortas e finas, Boca grande e beiçudo. No sítio onde morava, Dava notícia de tudo.
João grilo era pobre nordestino e sem formação; pessoas nesse nível é considerado "descartes" para o país não humano ou não humanizado. Explicação: Porém ele deixa claro que é humano e os pontos claros é deixado em trabalhar, sobreviver e sua inteligência deixa claro o quanto ele é importante.
A historia da literatura de cordel começa com o romanceiro luso-holandes da idade contemporania e do resnascimento.o nome cordel está ligado a forma de comercializaçao desses folhetos em portugal,onde eram em cordoes lá chamados de cordés,inicialmente,eles tbm continham peças de teatro,como as de autorias de gil ...