Juan Evo Morales Ayma (Orinoca, 26 de outubro de 1959), é um político boliviano. Foi presidente da Bolívia por três mandatos consecutivos, de 2006 a 2019.
No país que hoje conhecemos como Bolívia foram descobertos sítios arqueológicos indicando que aquela região era habitada pelo homem há 21.
Francisco Pizarro, Diego de Almagro e Hernando de Luque lideraram a conquista espanhola do Império Inca. Sua primeira incursão ao território aconteceu em 1524, quando navegaram ao longo da costa do Pacífico, partindo do atual Panamá, para confirmar a lenda da existência de uma terra rica em ouro chamada Biru.
6 de agosto de 1825
O primeiro presidente boliviano foi Simón, e o país tem o nome de Bolívia em sua homenagem. Na Guerra do Pacifico, a Bolívia perdeu o acesso ao oceano Pacifico para o Chile. No ano de 1903, vendeu para o Brasil a região que atualmente é o estado do Acre.
A Bolívia é uma das nações economicamente mais pobres da América do Sul, com alta taxa de analfabetismo e o terceiro menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os países sul-americanos. Faz fronteira com o Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Peru. Não possui em seu território litoral marítimo.
Quem nasce na Bolivia é Boliviano.
Resposta:Bolívar tinha como principal objetivo criar um grande país e acreditava na emancipação latino-americana. Baseado nos ideais republicanos, na democracia popular e participativa, Bolívar foi um grande defensor da abolição da escravatura.
Acreditava que as colônias deveriam se tornar independentes da Espanha, os dois "libertadores" tinham planos diferentes para os países da América Espanhola. ... A unidade do novo país estava sendo ameaçada por divisões internas e movimentos separatistas.
Simón Bolivar foi político, líder militar e revolucionário venezuelano. Sua atuação foi primordial para o processo de independência de diversos países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Bolívar tinha como principal objetivo criar um grande país e acreditava na emancipação latino-americana.
Resposta. San Martin: Argentina, Uruguai, Chile e Peru. B)Simón Bolívar: formar um só país com todos que falam espanhol. San Martin: formar vários países espalhados.
O projeto de Simon Bolívar era Republicano, enquanto o de San Martin, outro libertador, era monarquista. ... Ele propunha o fortalecimento das colônias através de sua união em uma grande República Federativa, que, inspirada nos Estados Unidos da América, seria poderosa e autônoma.
Apesar de Bolívar pertencer à elite criolla (criollos é como eram chamados os descendentes de espanhóis nascidos na América), da qual faziam parte fazendeiros, donos de minas e comerciantes, ele divergia da opinião da maioria dos membros dessa elite em pontos importantes: era favorável ao fim da escravidão (muitos ...
Atualmente o Bolivarismo é compreendido como a intenção dos países de cunho socialista em unir os países da América Latina, seguindo a doutrina e as inspirações de Simon Bolívar. O Mercosul possui influências ideológicas desse movimento, mas não vingou.
Foi um movimento político libertário da América Latina inspirada nas ações do Militar venezuelano Simón Bolívar, que liderou as guerras de independências contra o domínio espanhol em várias colônias da América do Sul: Colômbia, Venezuela, Equador Paraguai Bolívia e Peru.
Atualmente o Bolivarismo é compreendido como a intenção dos países de cunho socialista em unir os países da América Latina, seguindo a doutrina e as inspirações de Simon Bolívar. O Mercosul possui influências ideológicas desse movimento, mas não vingou.
Chavismo é a ideologia de esquerda política baseadas nas ideias, programas e estilo de governo associados com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que governou o país entre 1999 e 2013. Chavista é um termo utilizado para descrever fortes apoiantes de Chávez, que está intimamente associado com o apoio do chavismo.
Revolução Bolivariana é o termo criado pelo antigo presidente da Venezuela Hugo Chávez para designar as mudanças políticas, econômicas e sociais iniciadas com seu acesso ao governo. A revolução está baseada, segundo Chávez, no ideário do libertador Simón Bolívar e tem como objetivo chegar a um novo socialismo.
Simón Bolívar, o Libertador Ao longo de sua vida, Bolívar atuou na independência de cinco nações sul-americanas: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Seu primeiro local de atuação foi, naturalmente, sua terra de origem: a Venezuela.
Bolívar: Significa moinho à beira do riacho e indica uma pessoa que trabalha com afinco e geralmente consegue transformar em pó os obstáculos ao seu progresso. Tem êxito sobretudo em atividades direta ou indiretamente ligadas à agricultura, à diplomacia e à comunicação.