Os objetivos da função compras podem ser subdivididos em quatro categorias: Obter mercadorias e serviços na quantidade e com qualidade necessárias. Obter mercadorias e serviços ao menor custo. Garantir o melhor serviço possível e pronta entrega por parte do fornecedor.
A influência da venda pessoal no varejo afeta diretamente na decisão de compra, uma vez que, o vendedor pode utilizar-se das suas aptidões e/ou treinamentos para atrair o cliente e convencê-lo a fechar a oferta.
Efetua o planejamento, programação e controle para compras. Realiza cotações com fornecedores, negocia condições de pagamento, preços e prazos de entrega, elabora média de faturamento, realiza contato com fornecedores, estabelece negociações e mantém relacionamentos com parceiros.
A faixa salarial do Comprador fica entre R$ 2.
A política de compras orienta as decisões sobre o que comprar, quando comprar, ajuste de pedidos e valores de produtos em estoque através da programação financeira de compras.
Por exemplo, em uma multinacional, uma organização de compras é responsável por comprar todo o metal de fornecedores para toda a empresa, enquanto uma outra organização de compras é responsável pela compra de materiais perecíveis para um país e outra para os outros locais da empresa.