A representação das drogas na sociedade tem um destaque muito grande quando se diz personalidade, caráter, moral e valor. As dependências químicas causam muitas das vezes alterações de comportamento real da pessoa, fazendo com que esta fique diferente e aja de maneira desigual do seu habitual e das outras pessoas.
Em muitos casos, usuários de drogas se envolvem em crimes tais como narcotráfico e homicídios, tornam-se vítimas de violência, além de estarem sujeitos a outros perigos, como DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e gravidez indesejável. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Uma das consequências das drogas na adolescência é que as substâncias químicas das drogas, atingem negativamente a capacidade de memorização, especialmente da chamada memória curta, ou seja, aquela que é utilizada para realizar as tarefas cotidianas.
A resposta simples seria: usam porque as drogas existem, porque são acessíveis (principalmente tabaco e álcool) e porque os amigos também experimentam. Já um envolvimento maior no uso dependeria de vários outros fatores, que cobriremos nas questões 5 e 6.
Vulnerabilidade. Aspectos desta fase da vida como impulsividade, dificuldade em pensar nas consequências futuras e necessidade de autoafirmação, acabam levando ao uso de drogas na adolescência e deixando esse grupo mais vulnerável à dependência química.
Álcool e drogas na adolescência: como lidar com esses problemas?