180 acordes para ukulele soprano, concert e tenor Na imagem acima você confere 180 acordes para ukulele.
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles sopranos, concert e tenor. Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
Nome das cordas do ukulele
Na figura acima, você vê as notas de cada corda. A corda superior, ou quarta, do ukulele tem o tom G. A terceira está com o tom em C, a segunda está sintonizada para um E. A primeira corda possui o tom em A.
Um tom é um intervalo utilizado na escala diatônica (e consequentemente em grande parte da música ocidental). Corresponde à diferença de altura entre duas teclas brancas do piano quando há uma tecla preta entre elas ou ainda entre duas teclas pretas.
A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.
Diminuta é o feminino de diminuto. O mesmo que: pequena, mínima, parca, reduzida, pouca, apoucada, escassa, rápida.
Em música, uma quinta é o intervalo entre uma nota musical e outra, que esteja a quatro graus de distância da primeira, dentro de uma escala. De acordo com o número de semitons entre uma nota e outra, a quinta pode ser considerada justa (7 semitons), aumentada (8 semitons) ou diminuta (6 semitons).