Tabela de conversão entre notas e conceitos
usadas em inglês, alemão, grego, etc. Obs: A letra “B” representa a nota “si” em inglês; no alemão, a letra “B” representa a nota “si bemol”, e o "si" é representado por "H". ... Na escrita musical, a altura é representada pela posição da nota no pentagrama e pela clave.
As baixas frequências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou os tons graves e os tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons.
Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave. Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello.
A afinação convencional das cordas de um violão ou guitarra, das notas mais agudas às mais graves é a seguinte: E (mi), B (si), G (sol), D (ré), A (lá) e E (mi); a estas notas correspondem frequências de vibração específicas.
A terceira corda produz uma nota G, ou Sol. A 4ª corda produz uma nota D, ou Ré. A 5ª corda produz uma nota A, ou Lá. A 6ª corda produz uma nota E ou Mi.
O violão é um instrumento de funcionamento simples. Um violonista dedilha as cordas com uma mão, enquanto forma acordes ou notas com a outra. Para a formação dos acordes ou notas, ele pode deixar as cordas soltas ou apertá-las. Quando as dedilha, as cordas vibram, o que emite uma determinada frequência.
E no exemplo das escalas aqui, quando usamos a escala maior a terça que usaremos será maior. Já se usarmos uma escala menor, então a terça será menor. Resumindo, se a terça de um acorde é menor, então ele automaticamente será um acorde menor. E se uma terça é maior, então o acorde será maior.
Exemplo – No teclado Como falamos anteriormente, um acorde é formado por no mínimo 3 notas, tocadas simultaneamente. O mecanismo ou a ideia por trás dos acordes é muito tranquilo de entender. É como se houvesse uma mescla ou uma sobreposição de sons. Esse acorde é o simples acorde de G, construído com apenas 3 notas.
Basta apenas seguir os mesmos graus: 1º – 3º – 5º. Como você já está em uma escala menor, o acorde menor segue a sus própria escala, ao pé da letra. Pegando então as notas de número 1, 3 e 5 você tem: Dó – Mib – Sol. Exatamente as notas do acorde menor de dó!
Não existem acordes "de violão" ou "acordes de piano", os acordes são os mesmos." Pra violão só dá pra soar 6 notas ao mesmo tempo mesmo, partindo do princípio que é um violão de 6 cordas. Mas também daria pra considerar mais 12 notas sim, pois poderia mudar a afinação de uma ou mais cordas.