Segundo o diretor do francisca mendes, a cirurgia é muito cara, complexa e o Sistema Único de Saúde (SUS) não paga todo o tratamento. A maior parte dos gastos é feita pelo estado. Cada cirurgia custa, em média, R$ 34 mil devido à utilização de espirais de platina, micromolas e os demais materiais.
As chances de sobreviver a um aneurisma variam de acordo com o seu tamanho, sua localização, a idade da pessoa e seu estado de saúde geral. No entanto, na maioria dos casos é possível viver por mais de 10 anos com um aneurisma, sem nunca apresentar qualquer sintoma ou ter alguma complicação.
Tradicionalmente, o tratamento do aneurisma cerebral se faz através da colocação cirúrgica de um clipe metálico entre o vaso normal e o aneurisma, excluindo-se desta forma a passagem de sangue para o interior do saco aneurismático.
O procedimento é feito em centro cirúrgico, com anestesia raquidiana ou geral, e o tempo de cirurgia, geralmente, é de cerca de 2 horas. A safena é uma grande veia que vai da virilha, passa pelo joelho, onde se divide em duas, a safena magna e a safena parva, que continuam até os pés.
As principais complicações relacionadas à cirurgia de varizes são:
-Além das medicações habituais de cada paciente será passada, pela equipe, receita médica com medicações específicas. ATESTADO: -Para pacientes que necessitem de afastamento de seus empregos será dado atestado (15 dias a contar da data da cirurgia) na alta ou no retorno ambulatorial.
Pós cirurgia de varizes
Geralmente, o paciente fica com as pernas para cima durante todo o primeiro dia após a cirurgia. A partir do segundo dia, eu oriento meus pacientes a realizarem repouso por 50 minutos alternando com períodos de caminhada de 10 minutos.
Não existe contra-indicação formal para relação sexual após o tratamento cirúrgico de varizes com a retirada da safena. Também não existe um período específico que você deva aguardar. Importante levar em conta como está a sua recuperação.