Um galo na fase adulta custa em média R$ 500. Já as aves com medidas acima da média (1,17m) e com boas características, como barbela de boi e crista bola, podem chegar R$ 6 mil. Os galos também são utilizados para aprimorar a genética da espécie.
A ave é conhecida no Brasil por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de cocá, tô fraco (em decorrência do som característico, emitido pelas fêmeas das espécie) ou angolista, ou ainda, erroneamente, de galinhola.
galinha-d'angola
A galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida como galinha-do-mato, capote, guiné ou pintada, é uma ave pertencente à ordem Galliforme, oriunda da África, mais precisamente da região ao sul do Saara, e foi introduzida no Brasil na época da colonização portuguesa.
Comum na região subsaariana, parece ter vindo diretamente da África para o Brasil, sem escalas no continente europeu. "Acredita-se que sua pátria de origem seja a região de Guiné, não Angola", diz João Luís Almeida Machado, professor de gastronomia do Senac.
O calor é fundamental para o sucesso da criação, principalmente nos primeiros meses de vida da galinha d'angola.
Normalmente, o período de muda natural das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo. ... Outra maneira de forçar a muda das penas se dá por meio da inclusão de substâncias químicas na ração destinada às aves.