Os cátaros ou albigenses: surgiram na França e possuíam uma visão dualista do mundo, ou seja, o mundo material era mau e o mundo espiritual era bom. Afirmavam que o mundo havia sido criado por Satã, contestavam a Trindade e condenavam o casamento e a procriação.
1218
A respeito das roupagens dos valdenses, Laura Maria Silva Thomé afirma que “caracterizavam-se pelas roupas e calçados que usavam, um simples burel (túnica) de lã sem tingimento e sandálias de madeira, chamadas sabot, que lhes darão outro dos nomes por que serão conhecidos: saibatatis ou insaibatatis”|1|.
Lyon, França
Os ensinamentos valdenses entraram rapidamente em conflito com a Igreja Católica. Em 1215, os valdenses foram declarados heréticos e sujeitos a intensa perseguição; o grupo quase foi aniquilado no século XVII e foi confrontado com discriminação organizada nos séculos que se seguiram.
Inquisição protestante Ele lutava contra os abusos do clero, originando assim a igreja protestante. Porém, assim como a igreja católica, o protestantismo teve seu momento inquisitório. Em regiões onde ele já era dominante, também foram usadas estratégias de controle da fé.
Os valdenses formaram uma das heresias medievais que a Igreja Católica combateu durante o século XII, também conhecido como século herético. O grupo surgiu a partir das pregações de Pedro Valdo, rico comerciante de Lyon na França que abandonou tudo para seguir a vida eclesiástica e praticar o voto de pobreza.