Kimbanda Malei. A pessoa que cultua Malei é feiticeiro, exorcista, benzedeiro, necromante e curandeiro espiritual de terreiro de culto de Kimbanda. ... No idioma africano Kim tem o significado de grão sacerdote, médico curandeiro de culto banto vindo de Angola, Kabinda, Moçambique e Kongo.
No culto nagô é chamado de Omúlu. Senhor Supremo dos cemitérios incumbido de zelar pelos mortos ali enterrados. Apresentando-se nos terreiros coberto por um lençol ou toalha branca, tendo que ser levantado por médium de muita firmeza. Comandando uma das mais poderosas Linhas da Quimbanda, a Linha das Almas.
Atóto
Escolha um local discreto da casa, com pouca passagem de pessoas, e coloque a oferenda para Omulú e acenda a vela de 7 dias ao lado co cesto; Vá mentalizando durante toda a execução da oferenda seus pedidos a Omulú e ao final faça suas preces, pedindo saúde e proteção.
Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. ... O alimento mais associado a Omolu é a pipoca, que faz menção às várias marcas que a varíola deixou em seu corpo. No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro.
O tipo psicológico dos filhos de Omulu é fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme. Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e é frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongados esforços.
Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.
Veja abaixo a relação dos Orixás com os santos católicos:
Xangô