Segundo os especialistas, o valor exato de uma loja varia muito com o tipo de shopping e de atividade da franquia. Em geral, o metro quadrado em um shopping médio custa 3 mil reais. Na praça de alimentação, este valor pode chegar a 20 mil reais.
Como o metrô de São Paulo é um serviço público, é preciso participar de licitação para alugar um ponto comercial nas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 5-lilás. Já na linha 4-amarela, por ser administrada por uma empresa privada, não há licitação.
Para instalar um quiosque em um corredor de shopping center, o franqueado não precisa adquirir o ponto. Não será necessário o pagamento de luvas. Ele arcará apenas o valor de um aluguel mensal. O investimento com reforma e mobiliário e o valor gasto com estoque inicial também são mais baixos que o de uma loja comum.
Para abrir um quiosque, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o shopping. Ao fazer isso, deve-se apresentar a ideia à instituição, em seguida ela irá pedir um pré-projeto formal para que entre em concorrência com outras pessoas que estejam interessadas em adquirir um espaço nesta área comercial.
Para se ter uma ideia, metro quadrado para abertura de um quiosque em shoppings de São Paulo varia entre 950 e 1500 reais. Ou seja, comparado com o valor de locação das lojas, que pode ultrapassar a margem de 10 mil reais, esse é um valor bem em conta. implantação de seu negócio.
Como resposta mais prudente, é recomendável que o valor esteja entre 8% a 11% do faturamento bruto, para manter uma margem de lucratividade que viabilize a sobrevivência e o desenvolvimento das atividades dos negócios, não comprometendo o aumento de custos operacionais.
O padrão é 20% do seu aluguel mínimo mensal. Este percentual é todo revertido para as campanhas de marketing do shopping, cujo maior objetivo é atrair fluxo para o shopping e consequentemente, aumentar as vendas. O boleto mensal em shopping é a soma do Aluguel Mínimo Mensal + Condomínio + Fundo de Promoção.
De acordo com especialistas, o ideal é que a soma de todos os custos não ultrapasse 30% do faturamento da organização. Mas para enxugar gastos é preciso entender, primeiramente, o que são e quais as diferenças entre custo fixo e custo variável.
Não existe um montante fixo considerado saudável para gastar com a folha de pagamento, afinal, cada empresa tem suas particularidades relacionadas à sua atividade e às formas de trabalho. Entretanto, esses custos costumam corresponder de 15% a 20% do faturamento de uma empresa.
A previsão legal para o desconto do adiantamento salarial encontra-se no art. 462 da CLT, o qual prevê que: “Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.”
ANTECIPAÇÃO SALARIAL - COMPENSAÇÃO - Antecipação salarial é reajuste concedido com ânimo definitivo, só podendo ocorrer a compensação quando prevista a possibilidade e em razão de aumento ou reajuste futuro.
Havendo atraso, a empresa poderá ter que arcar com multa no valor de um salário mínimo regional, elevada ao dobro, no caso de reincidência. Ainda, de acordo com a Súmula 381 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o salário atrasado deverá ser pago com correção monetária. SUM-381 CORREÇÃO MONETÁRIA.